sábado, 24 de setembro de 2011

Desemprego Estrutural e Desemprego Conjuntural

             O Desemprego Estrutural
    Os trabalhadores sem qualificação são os  mais prejudicados pelas inovações tecnológicas na agricultura, na indústria, no comércio e na prestação de serviços. Cada vez estão surgindo máquinas inteligentes, ou robôs que realizam atividades repetitivas com perfeição, substituindo os trabalhadores de pouca qualificação.   O desemprego estrutural é resultante da modernização das estruturas produtivas e de trabalho, que ocorre com a mecanização e a automação nos processos de produção. O desenvolvimento e a utilização de serviços de auto-atendimento, como terminais bancários, catraca eletrônica dos ônibus, caixas eletrônicos dos bancos, contribuem para diminuir o número de empregos. No desemprego estrutural o posto de trabalho substituído por uma máquina deixa de existir, desempregando aquele trabalhador.
          
           O Desemprego Conjuntural
    O desemprego conjuntural resulta de uma   situação temporária. Quando um país enfrenta dificuldades econômicas, ocorre a queda da produção industrial e agrícola, diminuição das vendas no comércio,  e diminuição na prestação de serviços. A conseqüência é a eliminação de muitos postos de trabalho  e o aumento do desemprego. Esses postos de trabalho perdidos durante a crise econômica tendem a ser novamente recuperados com o fim da crise.
    Nos últimos anos o desemprego do Brasil (IDH 0,699 , 73º ) vem se mantendo muito baixo, abaixo dos 10%, e no último mês de agosto permanecendo em 6% . Para comparação, atualmente na Espanha, país desenvolvido (com IDH 0,863 ,  20º  maior do mundo ) o desemprego está na faixa de 20% . 
  
     Fonte dos conteúdos : Livro Projeto Araribá 8º ano ;  Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007  ;      ;  http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano

               *  Atenção Concurseiros - Para você que  deseja passar em concurso público  :   
    
      Apostila Geoconcursos consiste: - Coletânea digital de provas específica para o referido cargo + Dicas & Estratégia: Como passar em Concursos + Indicação de material didático (349 video-aulas*; 44.797 teses, dissertações, textos gerais  . Visite a página de vendas que contém maiores detalhes, basta seguir o link acima, sem compromisso ! 


Geografia Newton Almeida


9 comentários:

Anônimo disse...

finalmente eu achei o site bom que preste com informações boas :) SoMic my vida sigam no twitter @RafaAmorRebelde

Anônimo disse...

eu adorei esse site

Anônimo disse...

era o que eu queria

Anônimo disse...

me ajudou bastante..

Anônimo disse...

meldeeeeeels! finalmente matei o que estava me matando! Oh duvidas cruéis...
Obrigada, beijinhos :*

Anônimo disse...

valeu vocetirou minhas duvidas cara !!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

o brigado eu achei o que eu queria finalmente pensei que nunca ia achar...rsrs o brigadoooooo.

Anônimo disse...

Ajudou e muito, para meu trabalho da faculdade.

Anônimo disse...

Ajudou muuito