A Globalização Segundo Newton Almeida
Sobre o termo Globalização, simplifico conceitualmente :
É o aumento da velocidade das trocas de mercadorias e informações entre os países do mundo, permitido pelo desenvolvimento das redes de transporte e telecomunicações (Newton Almeida, 2011).
Portanto, a globalização transforma o mundo na aldeia global, ou seja, as distâncias não são mais barreira para a integração mundial. Qualquer acontecimento no Japão, por exemplo, pode ser do nosso conhecimento, aqui no Brasil, em alguns segundos. É como se o mundo fosse uma pequena aldeia, a ALDEIA GLOBAL .
Prefiro ver a globalização como uma oportunidade de afirmar as particularidades culturais, pois atualmente é maior a facilidade de conhecê-las. A manutenção da cultura local é possível e pode ser facilitada pela comparação com as outras.
Sabemos, também, que a globalização surge em consequência do objetivo de se alcançar maiores mercados econômicos, pelo avanço do capitalismo, tanto para produtos físicos como para produtos informacionais. Um fenômeno que teve início com as grandes navegações, final do Século XV, e acentuou-se na atualidade, com internet e redes de transportes.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial