domingo, 22 de abril de 2012

Prova Discursiva Resolvida de Geografia sobre a África Qual razão explicaria a pobreza e o subdesenvolvimento do continente africano? ....





Geografia Newton Almeida

    Atenção pessoal, numa prova discursiva é importante escrever corretamente, citar alguns indicadores e pode-se desenvolver comparações com a realidade e vivência individual. Desenvolver suas próprias  reflexões demonstram que existe real entendimento sobre os conteúdos ; essa é a opinião do Newton Almeida. 
   Agora, cada professor, ou banca examinadora, deve deixar bem claros os critérios para a correção.      Boa prova! 


1 ª Questão          A África é um continente assolado pela miséria, por doenças  e pela fome. Apesar de ter muitas riquezas naturais, enfrenta dificuldades para gerar desenvolvimento econômico sem ajuda externa.    Nesse continente são visíveis as condições de pobreza, sendo o continente africano o mais pobre de todos. Dos trinta países mais pobres do mundo (com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc.), pelo menos 21 são africanos.
  
        Pergunta:  Qual  razão explicaria a pobreza e o  subdesenvolvimento do continente africano?

RESPOSTA:     

         A realidade atual de determinada cidade, ou país, ou no caso  de um continente inteiro, como a África, formada por 54 países, com diversidade étnica e riquezas naturais, é precedida de incontáveis e complexos acontecimentos ao longo da sua história. Observando o continente africano inteiro, possuindo extensão territorial de pouco mais de 30 milhões de quilômetros quadrados, com população alcançando cerca de 1 bilhão de habitantes,  chega-se à conclusão de que o quadro de maior concentração de pobreza e subdesenvolvimento está na África SubSaariana, e a principal razão seria :    os países  europeus, a partir do século XVI, iniciaram a colonização da África, sua exploração comercial e divisão do território. 
   A demarcação das fronteiras não respeitou as populações nativas: tribos rivais ficaram confinadas entre as mesmas fronteiras, enquanto grupos etnicamente relacionados foram separados pelas fronteiras políticas estabelecidas.
   A ação dos colonizadores portugueses, ingleses, belgas, alemães, franceses e holandeses, resultou em diversos problemas econômicos sociais e territoriais, como:     impedimento de um desenvolvimento autossustentado pelos próprios povoados e comunidades africanas;  formalização da partilha do continente africano em áreas de domínio europeu pelo Congresso de Berlim (1884-1885); grande exploração de minérios para exportação.  O escoamento dos recursos naturais africanos visava ao abastecimento das indústrias européias.
    Após a Segunda Guerra Mundial as potências européias foram se retirando do território africano, pois estavam com suas economias em crise, não conseguindo manter a dominação na África.  Isso desencadeou o redesenho do Continente Africano, com consequente disputa pelo poder. Estados corruptos, liderados por elites tribais e alinhados aos interesses dos ex-colonizadores e de outros grupos estrangeiros, implantavam projetos de industrialização e modernização com mão de ferro e controle estatal.
    Paralelamente a essa política de exploração do povo africano, foram surgindo movimentos de organização populares, liderados por alguns líderes intelectuais , com objetivo de união e prosperidade dos africanos .  A maioria dos primeiros líderes , da independência do continente africano, não falava sobre alterar as fronteiras estabelecidas na Conferência de Berlim , e isso trouxe   graves conflitos, guerras, pela disputa de poder.
    No final do século XIX os europeus haviam conquistado mais de 80% do Continente Africano, e depois de uns cinquenta anos (após a 2ª Guerra Mundial), a partir de 1950 os europeus foram devolvendo o controle aos próprios africanos. Não existe nenhum evento histórico que seja comparável a esse processo repentino de conquista colonial e de descolonização. As guerras e pobreza em todo o território africano mostram que esse continente e seu povo nunca conseguiram se recuperar de tamanha violência.  

2ª Questão      No continente africano há grande diversidade de climas e de formações vegetais. Existem paisagens desérticas, e uma das regiões mais úmidas do planeta, situada na faixa da Linha do   Equador: a Floresta do  Congo .

      Pergunta:     Quais são os principais desertos da África  ?  Quais são as suas características?

RESPOSTA:     O Deserto do Saara  compreende parte dos seguintes países e territórios: ArgéliaBurkina FasoChadeEgitoLíbiaMarrocosSaara OcidentalMauritâniaMaliNígerSenegalSudão, e Tunísia.  O Saara possui extensão de cerca de 9 milhões de quilômetros quadrados e divide o continente africano em duas partes, a África do Norte e África Sub-Saariana. A fronteira saariana ao sul é marcada por uma faixa semi-árida  chamada Sahel. O Saara é conhecido por ter um dos climas mais áridos do mundo. O vento que vem do nordeste, prevalece e é comum fazer com que ocorram severas tempestades de areia  .
    Ao contrário do que muitos pensam, o Saara situa-se, quase totalmente, numa região de planalto (em média 300 metros de altitude) com presença de cadeias montanhosas. Podemos encontrar algumas regiões com rochas, porém grande parte do Saara é composta por areia. As dunas do deserto são formadas pelas perigosas tempestades de areia. Existem também os oásis, pequenas áreas com presença de água e vegetação.  As chuvas são extremamente raras e as temperaturas podem chegar a 50º C durante o dia e –5º C à noite. Com estas condições climáticas e geográficas é praticamente impossível viver no Saara. Poucos povos, entre eles os tuaregues e os beduínos, habitam esta região. Os beduínos costumam atravessar constantemente o Saara, acompanhados de seus camelos, para praticarem o comércio ambulante.

           O Deserto do Kalahari  é   localizado no Sul da África, cortado pelo Trópico de Capricórnio,  com cerca de 900.000 km² distribuídos pelos países BotswanaNamíbia e África do Sul. A temperatura no verão em algumas regiões do Kalahari pode alcançar 50°C (por isso algumas tribos bosquímanas se recolhem nos momentos mais quentes do dia). No inverno o  Kalahari tem um clima seco e frio. As baixas temperaturas do inverno podem ficar abaixo de 0°C. A vegetação  do Kalahari apresenta árvores dispersas, como palmeiras e baobás, formações arbustivas, matagais xerófitos e herbáceos. A fauna é constituída principalmente por suricatas e hienas. Embora pouco desenvolvida em toda a extensão do território, a flora é mais densa no norte. 



Fonte dos conteúdos : Livro Projeto Araribá 9º ano ;  Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007  ; http://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto_do_Saara   ;
 http://www.suapesquisa.com/geografia/deserto_saara.htm    ;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kalahari   ;
http://www.infoescola.com/biomas/deserto-de-kalahari/Qual razão explicaria a pobreza e o subdesenvolvimento do continente africano?


GEOGRAFIA Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial