Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial
Após a Primeira Guerra Mundial, o quadro político europeu já se mostrava muito diferente .
A leste, o vasto império do czar da Rússia, derrubado por uma revolução operária em 1917, deu lugar ao primeiro Estado de regime socialista - a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - , organizado no final de 1922.
Também em 1922, na Itália, o líder fascista Benito Mussolini foi conduzido ao poder. Financiada pelos grandes empresários temerosos de uma revolução, a ascensão do fascismo expressava também a insatisfação italiana com o teor do Tratado de Versalhes.
A situação da Alemanha
As imposições do Tratado de Versalhes deixaram a Alemanha em uma situação humilhante, o que acirrou na população um sentimento revanchista, fundamentado na defesa dos interesses nacionais. Os problemas econômicos enfrentados pelo país após o conflito, resultaram no fechamento de muitas indústrias. Isso implicou o aprofundamento de problemas sociais como desemprego, inflação, concentração de renda e empobrecimento das classes trabalhadoras.
Adolf Hitler, líder do partido nacional-socialista (nazista) inspirado no fascismo italiano, aproveitou-se do sentimento de baixa autoestima que acometia o povo alemão para chegar ao poder em 1933 e iniciar a retomada do projeto militar do país. As relações com o mundo passaram a se basear na negação das instituições democráticas e na crença da superioridade da raça ariana (da qual os nazistas afirmavam que os alemães faziam parte), com perseguição dos indivíduos considerados inferiores (judeus,ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais).
A Segunda Guerra Mundial
A expansão territorial alemã foi vertiginosa. Em 1936, Hitler reocupou a Renânia, região alemã cedida aos franceses como indenização de guerra, pelo Tratado de Versalhes. Em 1938, a Áustria foi anexada à Alemanha. No mesmo ano, o Tratado de Munique cedeu aos alemães a região tcheca dos Sudetos. Em 1939, os nazistas ocuparam o restante da Tchecoslováquia.
O segundo conflito mundial foi desencadeado quando os nazistas invadiram a Polônia, em 1939. Os alemães buscavam reaver parte do território conhecido como “corredor polonês” (veja a figura abaixo), entregue à Polônia na ocasião do Tratado de Versalhes. O Reino Unido e a França declararam guerra à Alemanha e, posteriormente, tiveram apoio dos Estados Unidos e da então União Soviética, formando o bloco dos Aliados.
A Alemanha formalizou o bloco das potências do Eixo, unindo-se à Itália e ao Japão, países que também buscavam ampliar seu poder por meio da conquista de territórios.
De 1939 a 1942, os nazistas dominaram boa parte da Europa. Em 1943, porém, foram derrotados na África e na União Soviética, enquanto os estadunidenses ganhavam a iniciativa contra os japoneses. Desse momento até 1945, sucederam-se vitórias dos Aliados.
O fim do conflito
Após quase seis anos de batalhas e um saldo de mais de 50 milhões de mortos e 28 milhões de mutilados, a guerra mundial terminou com o esmagamento do Eixo. O Japão, último a se render, sofreu ainda ataques nucleares dos Estados Unidos, que lançaram duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, assombrando o mundo.
Fonte : DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá Geografia 9º ano. Editora Moderna. 2ª edição. São Paulo : 2007 .
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial