domingo, 26 de agosto de 2012

Fim da Guerra Fria


         " Consequências do fim da bipolarização

   Com a queda do Muro de Berlim, a União Soviética enfraqueceu-se do ponto de vista geopolítico, deixando então de ser uma potência. Foi o fim da bipolarização e da Guerra Fria, com os Estados Unidos afirmando-se como a grande e única potência mundial.
   Do ponto de vista econômico, assistimos desde então ao fim das economias planificadas do chamado bloco socialista europeu. A distribuição de bens e serviços passou a ser feita segundo os critérios da economia de mercado (isto é, da livre concorrência, da lei da oferta e da procura), sem que um organismo centralizado ditasse os preços em as quantidades a serem produzidas. 
   Politicamente, o fim da União Soviética significou a adoção, na maioria dos países do Leste Europeu, de modelos democráticos e parlamentares semelhantes aos da Europa Ocidental e o fim da aliança militar dos países socialistas (o Pacto de Varsóvia).         " 

GEOGRAFIA Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com</ FONTE : DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá Geografia 9º ano. Editora Moderna. 2ª edição. São Paulo : 2007 .

Nenhum comentário: