Socialismo - A Crise do Socialismo - Queda do Muro de Berlim
" A Era Gorbatchev e o Fim da URSS
A partir de 1985, o socialismo começou a entrar em crise, o que culminaria no fim da Guerra Fria e no desmembramento da União Soviética no início da década de 1990.
Em 1985, Mikhail Gorbatchev chegou ao poder na União Soviética, dando início a uma série de reformas estruturais. Com elas, as relações dos soviéticos com os países ocidentais sofreram grandes mudanças : foram assinados acordos para a redução de armamentos e eliminaram-se alguns entraves à liberdade de expressão e de informação. As chamadas perestroika (reestruturação) e glasnost (transparência) alentaram a esperança de liberdade em muitos países do bloco socialista europeu.
Por uma decisão dos governos da Hungria e da então Tchecoslováquia de abrir suas fronteiras com a Europa Ocidental, começou uma migração em massa de cidadãos da Alemanha Oriental para a Alemanha Ocidental. A tensão política e social no lado oriental chegou a tal ponto, que o governo comunista decidiu abrir suas fronteiras com o lado ocidental. Em poucas semanas, o Muro de Berlim foi derrubado (figura abaixo) e, um ano mais tarde, as duas Alemanhas se reunificaram.
"
GEOGRAFIA Newton Almeida
Fonte : Livro : Projeto Araribá 9º ano ; Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial