segunda-feira, 23 de julho de 2012

Globalização : Consumismo




Geo Newton

"   Globalização, cultura e sociedade de consumo
   Cada fase da globalização é marcada por uma onda de inovações tecnológicas. Contudo, essas inovações não atingem o planeta igualmente, quer por  razões econômicas - possibilidade de acesso e consumo de novos produtos -, quer por  razões culturais. Em que medida um mundo globalizado é capaz de respeitar e preservar costumes e culturas locais, sem alterá-los ou eliminá-los ? 
    O  debate sobre a globalização e a formação de uma  sociedade de consumo, na qual as culturas nacionais e locais são niveladas a partir de padrões mundiais de comportamento e vivência, passa atualmente por uma de suas fases mais críticas. 

        Indústria cultural 
   Em 1940, o filósofo alemão Theodor Adorno contestou a ideia de que, com a abertura comercial e a expansão das comunicações mundiais, haveria a formação de uma "cultura popular" planetária harmoniosa. 
   Pare ele, a expansão da produção industrial, somada ao crescimento da produção cultural e da propaganda, estaria vinculada à criação de uma  "indústria cultural" - cuja principal estratégia seria criar, desenvolver veicular, por meio de televisão, rádio, cinema, artes, livros, revistas, propagandas, etc. , estilos  de vida consumistas, além de formar novos padrões culturais, ligados aos hábitos de consumo.
   Podemos constatar essa sombria visão de Adorno ao assistir a programas televisivos em nosso país, principalmente de entrevistas (talk shows) e novelas, que incentivam abertamente estilos de vida consumistas.
   A indústria  cultural  busca, por meio da propaganda, estimular o desejo de  consumir os chamados "artigos da moda", além de incentivar troca constante dos produtos, tornados rapidamente "obsoletos".          "

FONTE:   DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá Geografia 9º ano. Editora Moderna. 2ª edição. São Paulo : 2007 . 

 

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