segunda-feira, 23 de julho de 2012

Globalização e Desemprego - força produtiva : sociedade de consumo



Geografia Newton Almeida

 "   Você já percebeu a quantidade de produtos novos lançados todos os anos ? É um indício de como o crescimento da produção industrial se manisfestou de forma acelerada nas últimas décadas.
   O processo de desenvolvimento das forças produtivas vem empregando tecnologias de produção cada vez mais avançadas. Em muitos casos, isso provocou uma diminuição no uso da mão-de-obra, principalmente nas cadeias produtivas ligadas às linhas de montagem, pois a produtividade de uma máquina é sem dúvida maior que a do homem. O ritmo também se acelerou: produzem-se cada vez mais mercadorias em tempos cada vez menores. Esse fenômeno é chamado de aumento de produtividade. 
   A globalização econômica criou uma grande contradição em seu movimento de modernização  das sociedades e criação de um livre comércio mundial : o aumento da produção de mercadorias sem o crescimento, na mesma proporção, do número de trabalhadores. O resultado foi a expansão do desemprego nos níveis nacional e global e o aumento do trabalho informal .  "

    O que é força produtiva ?   O trabalhador, os objetos, ferramentas e máquinas utilizados na produção. O homem é  a maior força produtiva, pois cria instrumentos cada vez mais eficientes para o trabalho.

    O que é produtividade ?  A produtividade é a estratégia usada pelos setores empresariais  para aumentar a produção, diminuir os custos e o uso de energia e de mão-de-obra, empregando-se tecnologias e equipamentos  de produção mais  eficientes.

    O  que significa sociedade de consumo ?  É o estilo de vida em que  a sociedade é levada, por meio de intensa propaganda, a consumir produtos numa escala  cada  vez maior. 

GEOGRAFIA Newton Almeida 

FONTE:   DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá Geografia 9º ano. Editora Moderna. 2ª edição. São Paulo : 2007 . 

 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial