domingo, 15 de julho de 2012

Terrorismo - O que é terrorismo; terrorismo no Brasil - no mundo - Al Qaeda - Atentado 11 de setembro


       "    O  Que É  Terrorismo  ? 
   Terrorismo é uma ação caracterizada pelo uso da violência - com objetivos políticos - contra civis, líderes políticos ou militares que não estejam em operação de guerra. 
   É muito comum confundir o terrorismo com ações violentas praticadas por determinados grupos a fim de resistir à opressão, à ocupação ou ao domínio colonial. Esses atos são, na verdade, formas de resistência armada ao jugo dos Estados. Esse tipo de ação política tem sido empregado por minorias étnicas, políticas, religiosas ou culturais para obter poder e provocar impacto junto à opinião pública. 
   O terror foi usado em diferentes momentos  da História para conseguir o poder ou para manter-se nele. O início do século XXI marca uma nova era do terrorismo internacional, iniciada com o atentado de 11 de setembro de 2001,  nos Estados Unidos. 
                
              Uma prática antiga 
   O uso de práticas terroristas não é recente. Em 1793, no decorrer da Revolução Francesa, o regime de Terror foi implantado pelo grupo político dos jacobinos, que perseguiam, prendiam e executavam seus opositores. Em 1881, o czar Alexandre II, da Rússia, foi assassinado pela organização  terrorista Vontade do  Povo. Em 1914, o arquiduque austríaco Francisco   Ferdinando foi assassinado por um estudante filiado ao grupo  terrorista sérvio Mão Negra, ato que deflagrou a Primeira Guerra Mundial.
   Antes da Segunda Guerra Mundial, grupos fascistas e nazistas tinham coletivos paramilitares para atacar políticos rivais. Os herdeiros desses grupos continuam atuantes (figura abaixo). 
Geografia Newton Almeida
   Figura acima : Grupos de jovens neonazistas se espalham pela Europa atual. A foto mostra o grupo neonazista grego Chryssi Argi (Aurora Dourada) em uma manifestação em Atenas (Grécia, em 2005).  A manifestação é contra a proibição do governo de se juntarem facções neonazistas e fascistas no país.        
   As ações terroristas atingiram o auge no período da Guerra Fria, após a Segunda Guerra Mundial. Tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética, que evitavam o confronto direto, estimularam direta ou indiretamente grupos políticos de diversos países a implementar atos de terrorismo contra seus opositores. 

                   Tipos de ações terroristas 
   No decorrer da História, as ações terroristas apresentaram motivações de vários tipos, de acordo com o contexto da época. A partir dos anos 1970, algumas formas de terrorismo destacaram-se. 

                    Terrorismo para destruir ou desestabilizar governos 
   Nos anos 1970, muitas organizações empregavam métodos terroristas com o objetivo de destruir ou desestabilizar governos capitalistas e instituições políticas liberal-democráticas, em nome de uma sociedade socialista que consideravam mais justa. O grupo Baader Meinhoff, na Alemanha, exemplifica esse tipo de organização (figura abaixo). 
Geografia Newton Almeida
   Figura acima : Cartaz com fotos dos integrantes do grupo Baader Meinhoff oferece recompensa para quem der informações que levem à captura de algum deles (Alemanha, 1972). 
               Terrorismo de caráter separatista, para criação de um novo Estado 
   As ações praticadas pelo Exército Republicano Irlandês (em, Irish Republican  Army, IRA, figura acima), pelo Pátria Basca e Liberdade (em língua basca, Euskadi Ta Azkatasuna, ETA) e por grupos palestinos, ligados ou não à Organização para a Libertação da Palestina, são exemplos desse tipo de ação terrorista (figuras abaixo).  
Geografia Newton Almeida


Geografia Newton Almeida
   Tanto o ETA quanto o IRA são movimentos separatistas que empregaram armas e violência para reivindicar a independência dos territórios do país basco e da Irlanda do Norte .
Geografia Newton Almeida
 Figura acima : Oficiais do Exército Republicano Irlandês posam para foto em frente à bandeira da Irlanda, após a expulsão de tropas britânicas inimigas do condado de Kildare (Irlanda, 1922). 

                  Terrorismo de Estado
   Ocorre quando o governo faz uso da violência para reprimir grupos sociais ou organizações políticas que lhes façam oposição. O terrorismo de Estado era prática corrente nos anos 1960 e 1970 em vários  governos ditatoriais da América Latina, Ásia e África. 


                  Terrorismo de  Estado no Brasil
   A expressão do terrorismo no Brasil ocorreu principalmente como manifestação de oposição ao golpe que instalou a ditadura  militar no país,  em 1964, e a todas as ações do estado que dela derivaram. 
  Opondo-se ao  regime  ditatorial, formaram-se grupos  de guerrilha  urbana e rural constituídos por estudantes e intelectuais. Veja a figura abaixo. 
Geografia Newton Almeida
   Figura acima : Prisão do grupo guerrilheiro liderado por Amadeu Felipe da Cruz, em Sera do Caparaó, Minas Gerais, em 1967. 
    Em repressão a esses opositores, foram praticados atos que chegaram a ser mais violentos que os das guerrilhas, por meio do terrorismo de Estado. Agentes dos órgãos de segurança e dos serviços de informação das forças armadas agiam à margem da lei, com prisões arbitrárias, torturas e assassinatos de opositores ao regime militar, sobretudo após o Ato Institucional nº5, que suprimiu direitos individuais e coletivos da população. Artistas, intelectuais, entidades civis e até religiosos foram perseguidos ou afetados de alguma forma por ações de grupos ligados direta ou indiretamente ao governo. 


                Guerrilha e terrorismo  
   Apesar de ambas serem caracterizadas por ações violentas, assaltos e sequestros, há uma diferença entre guerrilhas e ações terroristas. As guerrilhas caracterizam-se por realizar ataques contra objetivos militares e alvos estratégicos, tentando ganhar a simpatia de parte da população para sua causa. Já o terrorismo emprega o método inverso, intimidando e assassinando pessoas inocentes para alcançar seus objetivos. 


                 A bomba no Riocentro
   Um exemplo de ação do terrorismo de Estado foi a tentativa de ataque à bomba, em 1981, no Riocentro (um centro de convenções na cidade do Rio de Janeiro) durante comemorações pelo dia do trabalho. No show, entre vários artistas famosos, estava Chico Buarque de Hollanda (veja o quadro  abaixo).
   
Francisco Buarque de Hollanda
      Um dos artistas mais perseguidos pelo regime ditatorial foi Chico Buarque. Ele escreveu a canção “Apesar de você “ quando retornou do exílio na Itália, em 1970, durante os anos duros da ditadura do general Médici. A censura era rigorosa e os assassinatos e torturas freqüentes. Em um interrogatório, Chico afirmou que a letra foi escrita para uma mulher muito autoritária.

                Apesar de você
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão
..................
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Este samba no escuro
Você que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza
De desinventar
Você vai pagar é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar
..........
     BUARQUE, Chico. Apesar de você. In: Chico Buarque. Philips, 1970
Geografia Newton Almeida
      Acima : Chico Buarque em seu retorno do exílio, em março de 1970.
Geografia Newton Almeida
      Acima : Caetano Veloso e Gilberto Gil exilaram-se na Inglaterra no final dos anos 1960. Essa foto registra o retorno ao Brasil, em março de 1972.
    
    A partir dos anos 1990, duas novas formas de terrorismo surgiram, colocando a população mundial em alerta: o terrorismo doméstico praticado nos Estados Unidos e o terrorismo internacional dos grupos fundamentalistas islâmicos. 

                 Terrorismo doméstico nos Estados Unidos 
   São ações terroristas realizadas aparentemente sem nenhuma motivação política. dois personagens marcaram a história do terrorismo doméstico nos Estados Unidos: o unabomber e Timothy McVeigh. O primeiro enviou, por correio, pacotes-bomba para suas vítimas por duas décadas; o segundo, sentindo-se prejudicado pelo governo, explodiu um prédio do governo federal, matando 168 pessoas (abaixo). 
Geografia Newton Almeida
      Figura acima : No dia 19 de abril de 1995, Timothy McVeigh detonou uma bomba no prédio federal Alfred Murrah, em Oklahoma (Estados Unidos), matando 168 pessoas. O atentado foi para vingar a morte do líder da seita Ramo Davidiano (uma milícia de extrema direita) ocorrida dois anos antes, em Walco, Texas.  


                     Terrorismo internacional
   As ações dos grupos fundamentalistas islâmicos voltam-se contra a expansão e imposição de valores morais, políticos, sociais, econômicos e culturais do mundo ocidental. Tendo como referência a tradição religiosa, alguns grupos extremistas consideram os Estados Unidos um inimigo a ser destruído.  


                     O grupo Al Qaeda
   De todos os grupos terroristas surgidos nos últimos tempos, o Al Qaeda é o que tem conseguido maior projeção na mídia internacional. Suas origens remontam à guerra do Afeganistão contra a ocupação da União Soviética (1979 - 1984): para frear o avanço do socialismo na ásia Central, os Estados Unidos apoiaram diversos grupos islâmicos extremistas, entre eles o Talibã. Um dos dirigentes da resistência afegã foi o saudita Osama Bin Laden (abaixo). 
Geografia Newton Almeida
Acima : Osama Bin Laden foi o homem mais procurado pelos Estados Unidos; essa imagem foi obtida de uma transmissão pela rede de televisão Al-Jazeera, em 2001. 

                  A Base 
   Na década de 1990, uma vez finalizada a guerra do Afeganistão, após o colapso do bloco soviético, Osama Bin Laden fundou o grupo Al Qaeda (A Base). Com um complexo esquema de financiamento, que incluía desde a exploração dos recursos petrolíferos árabes até operações de investimento, esse grupo conseguiu transformar-se em um dos mais temidos da atualidade.   

                    As células
   Ao contrário da maioria das organizações político-militares e terroristas, nas quais há uma hierarquia com comandos de cima para baixo, a estrutura não é verticalizada. Trata-se de uma rede composta de células com poucos membros espalhados pelos cinco continentes. A maioria dessas células é latente, ou seja, não realiza nenhum tipo de ação criminosa, sendo, por esse motivo, de difícil detecção pela polícia. 

                     As ações
   Aproveitando-se de modernos recursos de comunicação, as diversas células da Al Qaeda comunicam-se de maneira sigilosa, e a qualquer momento uma delas pode começar a operar. Com poucos recursos materiais, mas com uma detalhada planificação, podem produzir atentados com elevado número de vítimas. Entre as ações mais conhecidas do grupo, destacam-se o ataque às torres gêmeas do World Trade Center em Nova York (figura abaixo), em 11 de setembro de 2001, o ataque aos trens de Madri (figura abaixo), em 11 de março de 2004, e os atentados a bomba no metrô de Londres, em 20 de maio de  2005. 
Geografia Newton Almeida
   Figura acima : Os atentados de 11 de setembro de 2001 envolveram quatro aviões comerciais: dois atingiram o World Trade Center ; o terceiro chocou-se contra o Pentágono, em Washington; e o quarto caiu no estado da Pensilvânia. segundo o governo estadunidense, morreram 3.016 pessoas. 
Geografia Newton Almeida
    Figura acima : Cerca de 60 pessoas morreram e 350 ficaram feridas no ataque aos trens de Madri (Espanha) pelo grupo terrorista Al Qaeda, O ataque consistiu em explosões em série, ocorridas entre 7h35 e 7h55, em 11 de março de 2004, causando terror entre os passageiros.   "

GEOGRAFIA Newton Almeida

Fonte :  DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá Geografia 9º ano. Editora Moderna. 2ª edição. São Paulo : 2007 . 






                   

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial