Dia Nacional da Consciência Negra - Quem é Malcom X ? Quem é Martin Luther King ?
O racismo é uma mancha na história da humanidade. Embora existam leis que proíbam a prática e difusão de racismo, ao redor do mundo, ainda precisamos debater muito esse assunto.
No Brasil, o dia 20 de novembro foi escolhido, para marcar a reflexão contra qualquer ideia ou prática racista, o Dia Nacional da Consciência Negra, pois foi a data da morte de Zumbi dos Palmares, no ano de 1695.
Abaixo, um texto sobre dois grandes líderes negros que combateram o racismo, nos Estados Unidos da América.
A Fonte do texto é o Livro Projeto Araribá, 8º Ano, Sonia Cunha de Souza Danelli : IBGE. Exemplos de lutas que ficaram na história. Disponível em www.ibge.gov.br. Acesso janeiro de 2009.
MALCOM X
' Não lutamos por integração ou por separação. Lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos. Lutamos por direitos humanos. '
Malcom X , ou El-Hajj Malik El-Shabazz, foi uma personalidade que se sobressaiu na luta contra a discriminação racial. Ele não era tão pacífico como Luther King (leia sobre ele abaixo), que era adepto da não violência, entretanto foram contemporâneos e seus ideais eram bem parecidos, buscando dignidade humana, acima de tudo.
Há quem diga que Malcom X foi muito mais que um homem, foi na realidade uma ideia. Desde cedo ele enfrentou a discriminação e marginalização dos negros americanos, que viviam em bairros periféricos, excluídos e sem condições dignas de habitação, saúde e educação.
Foi nesse cenário que Malcom X se tornou um dos grandes líderes do nosso tempo, dedicando-se à construção e organização do Movimento Islâmico nos Estados Unidos (Black Muslim), defendendo os negros e a religião islâmica. Em março de 1964, afastou-se do movimento e organizou a Muslim Mosque Inc, e mais tarde a Afro-Americana Unity, organização não religiosa.
Malcom X foi um dos principais críticos do sistema americano. E por isso mesmo era visto pela classe dominante como uma ameaça a esse sistema. No dia 21 de fevereiro de 1965, na cidade de Nova York, foi assassinado por três homens, que dispararam 16 tiros contra ele. Muitas de suas frases ficaram famosas. (Leia a seguir, alguns de seus pensamentos).
* Sobre seu nome :
' Neste país o negro é tratado como animal e os animais não têm sobrenome '.
* Sobre os americanos :
' Não é o fato de sentar à sua mesa e assistir você jantar que fará de mim uma pessoa que também esteja jantando. Nascer aqui na América não faz de você um americano ' .
MARTIN LUTHER KING
Martin Luther King Jr. foi um grande líder negro americano que lutou pelos direitos civis dos cidadãos, principalmente contra a discriminação (étnica). Ele era pastor e sonhava com um mundo onde houvesse liberdade e justiça para todos. Foi assassinado em 4 de abril de 1968. Sua figura ficou marcada na História da Humanidade como símbolo da luta contra o racismo. (...)
Durante 14 anos, Martin Luther King lutou para acabar com a discriminação racial em seu país e nesse tempo ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Sempre procurou lembrar a todos e fazer valer o princípio fundamental da Declaração da Independência Americana que diz que 'Todos os homens são iguais' e conseguiu convencer a maioria dos negros de que era possível haver igualdade social. Alguns dias após a morte de Martin Luther King, o presidente Lyndon Johnson assinou uma lei acabando com a discriminação social, dando esperanças ao surgimento de uma sociedade mais justa para milhões de negros americanos.
Martin Luther King é lembrado em diversas comemorações públicas nos Estados Unidos e a terceira segunda-feira de janeiro é um feriado nacional em sua homenagem " .
Fonte das imagens : www.wikpedia.org.br
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial