A Europa Ocidental Tenta Fugir da Subordinação aos Estados Unidos , após a Segunda Guerra Mundial - Perguntas com respostas
1- O que foi o Plano Marshal ?
RESPOSTA - O Plano Marshall foi um auxílio (empréstimos) dado pelos Estados Unidos aos países da Europa Ocidental que tiveram suas economias arruinadas, após o término da Segunda Guerra Mundial. O Plano Marshall está inserido na chamada Doutrina Truman : um conjunto de políticas internacionais, dos Estados Unidos da América, para conter o avanço do socialismo no mundo.
2- O Plano Marshall foi bom para os Estados Unidos ou para a Europa ocidental ? Explique.
RESPOSTA - O Plano Marshall foi bom para os dois ! A execução do Plano Marshall beneficiou os Estados Unidos, cuja hegemonia se tornou indiscutível no mundo capitalista, e também foi um poderoso instrumento de reconstrução da Europa ocidental .
3- De que maneira a Europa ocidental procurou definir estratégias próprias para impedir maior subordinação aos Estados Unidos ?
RESPOSTA - Em 1951, surge a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, a CECA . Em 1957 surge a Comunidade Econômica Europeia ( CEE) . Em fevereiro de 1958, a Bélgica, os Países Baixos e Luxemburgo constituíram a união Econômica do Benelux, para dinamizar o comércio entre eles.
4- O que foi a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço ?
RESPOSTA - A Comunidade Econômica do Carvão e do Aço, CECA, foi organizada em abril de 1958 pela Alemanha Ocidental, Bélgica , Países Baixos , Luxemburgo, Itália, França, entrando em vigor
no ano de 1952. O Objetivo da CECA era criar um mercado comum para o carvão, o ferro e o aço, regulando os preços e taxas de transporte. 5- O que foi a CEE ?
RESPOSTA - A comunidade Econômica Europeia foi outra importante organização criada pelos países da Europa ocidental, em 1957, quando a Bélgica, os Países Baixos, Luxemburgo, Alemanha Ocidental, França e a Itália fundaram a Comunidade Econômica Europeia ou Mercado Comum Europeu. Essa associação está sediada em Genebra, na Suiça.
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial