Europa Ocidental : Urbanização : Geografia para o 9º Ano do Ensino Fundamental
VESENTINI, J. William ; VLACH, Vânia . Geografia Crítica , Geografia do mundo industrializado . 9º ano . Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010 .
" Europa ocidental - Urbanização e população
Um dos principais resultados da Revolução Industrial, iniciada na Europa ocidental, foi a urbanização intensa e rápida da sociedade. Isso porque a industrialização, com suas máquinas, acabou mecanizando o campo e liberando a mão de obra. Esse percentual de mão de obra deslocou-se para as cidades e empregou-se nas fábricas. O deslocamento de pessoas do campo para as cidades (em outras palavras, a migração rural-urbana) determinou a urbanização da sociedade.
Ocorre urbanização quando o percentual de crescimento da população urbana é superior ao da população rural. Assim, temos um processo de urbanização quando há transferência de pessoas do campo para a cidade, ou seja, a população das cidades cresce, mas o da população do campo continua crescendo por igual, temos somente o crescimento das cidades. Por isso, a urbanização é diferente do crescimento das cidades.
A urbanização tem um limite, ou seja, a população das cidades não cresce indefinidamente. Há um momento em que se estabelece um equilíbrio entre a população urbana e a população rural. Na Europa ocidental, cujos países são altamente industrializados, esse equilíbrio parece já ter sido atingido. Aí, a população das cidades em alguns casos chega a mais de 90% da população total, como você pode observar na tabela seguinte. E essa parece ser uma tendência do processo de urbanização.
Observe abaixo uma típica cena urbana europeia registrada em Amsterdã.
Rua de Amsterdã, capital dos Países Baixos (Holanda), em 2006. A Europa ocidental parece já ter atingido o equilíbrio entre a população urbana e a rural.
POPULAÇÃO URBANA DA EUROPA OCIDENTAL
País População urbana (%)
Alemanha 73
Áustria 67
Bélgica 97
Dinamarca 86
Espanha 77
Finlândia 62
França 77
Grécia 60
Irlanda 61
Islândia 92
Itália 68
Luxemburgo 83
Noruega 77
Países Baixos (Holanda) 80
Portugal 58
Reino Unido 90
Suécia 84
Suíça 73
Entende-se, assim, por que a maior parte da população economicamente ativa da Europa ocidental atual, há algumas décadas. no setor terciário, cujas múltiplas atividades desenvolvem-se exclusivamente nas cidades.
* Setor terciário - conjunto de atividades econômicas dirigidas para a prestação de serviços em geral: comércio, transporte, educação, sistema bancário, administração pública, saúde, fornecimento de energia elétrica, serviços de água e esgotos.
"
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial