terça-feira, 16 de setembro de 2014

BIOLOGIA - Alexander Fleming e a Descoberta da Penicilina - Penicillium chrysogenum

     
Geografia Newton Almeida

    "         As Pesquisas para  Produção da Penicilina 

   Em 1929, o médico inglês Alexander Fleming descobriu a penicilina, obtida a partir de extratos do fungo Penicillium notatum. Essa espécie, no entanto, produzia pouca quantidade da importante droga, o primeiro dos antibióticos. Isso determinou que muitos pesquisadores buscassem outras espécies do fungo, com maior produtividade de penicilina, o que possibilitaria a sua produção industrial  para atender o crescente número de pacientes com infecções, vindos principalmente dos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial. 
   Em 1941, o médico norte-americano Keneth Raper incumbiu sua assistente, Mary, de procurar em todos os mercados possíveis diferentes tipos de frutos que, ao  embolorar, pudessem conter novas espécies de Penicillium. 
  Foi uma feliz intuição, pois ela (depois apelidada de "Maria Mofo"), após  coletar grande número de amostras, encontrou um melão podre, coberto por um bolor dourado, do qual foi isolada a espécie Penicillium chrysogenum (chryso = dourado). Em cultura, essa espécie produzia cerca de 100 vezes mais penicilina do que o P. notatum, de Fleming. 
Geografia Newton Almeida
                           Foto acima : uma cultura de Penicillium (aumento : 10x)

   Os trabalhos continuaram e outro médico promoveu uma campanha em muitos centros de pesquisa para que se induzissem mutações no P. chrysogenum, na tentativa de obter algum mutante com capacidade ainda maior de produzir penicilina. Foi um sucesso, pois logo se conseguiu, por aplicação de raios X, um mutante  que produzia 10 vezes mais penicilina do que o P. chrysogenum original. 
    Essa história nos mostra claramente a importância do grande potencial da natureza em  relação à diversidade de espécies; veja que apenas uma delas foi responsável pelo sucesso na produção da penicilina, que tem salvado milhões de vidas humanas.    

                                                                                                                                "

 Fonte : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar, BIOLOGIA 2 , Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 . 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial