BIOLOGIA - O que é a Etologia ? : Comportamento das Aves
A etologia, ciência que estuda o comportamento animal, deve muitas interessantes descobertas aos experimentos feitos com inúmeras espécies de aves. Dessas pesquisas merecem destaque as efetuadas por Konrad Lorenz com gansos, que mostraram a importância do "aprendizado por impressão", o chamado imprinting. Essas aves, assim que saem dos ovos, aprendem a seguir o primeiro animal ou objeto grande que esteja ao seu lado e que emita algum tipo de som. Se, no instante da eclosão dos ovos for colocado, por exemplo, um brinquedo que se movimente emitindo sons, os filhotes irão identificá-lo como mãe e passarão a segui-lo. A chamada "impressão" é tão forte que os filhotes sempre optarão pelo brinquedo e não pela verdadeira mãe. Num desses experimentos, uma gansa, poderíamos dizer perplexa, viu seus filhotes acompanharem Lorenz, em fila, em longas caminhadas pelo campo, simplesmente ignorando-a.
Outros experimentos mostraram o curioso comportamento da dominância, que leva a uma determinada organização social, mais ou menos estável, como ficou confirmado no caso da "hierarquia das bicadas", em grupos de galinhas.
Num grupo novo de frangas, as várias aves competem por algum tempo, distribuindo bicadas entre si para estabelecer uma hierarquia que mostra claramente quais são os indivíduos mais fortes e ágeis e quais são os de escalas menores, mais fracos. Na prática, depois de um certo tempo de testes, o resultado é que uma ave sabe perfeitamente qual ela poderá bicar e de qual ela deverá fugir, ao ser ameaçada. Uma vez estabelecidos os níveis de todos os indivíduos do grupo, praticamente cessam as agressões e são muito raras as tentativas de ascensão na escala. A chegada de uma nova franga no grupo desencadeia uma nova sessão de testes de bicadas, até que ela encontre o seu exato lugar em relação às outras.
Na realidade, a "hierarquia de dominância ", mais especificamente "a hierarquia das bicadas", leva a uma ordem social que reduz ao mínimo os conflitos, evitando para todos um estado de tensão pelas disputas constantes e o desperdício de energia. Com isso é também bastante diminuído o risco de ferimentos que poderiam afetar mais seriamente os animais. "
Fonte : JÚNIOR, César da Silva ; SASSON, Sezar . BIOLOGIA César e Sezar . Editora Saraiva. 8ª edição, 4ª tiragem . São Paulo : 2006 .
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial