quarta-feira, 17 de setembro de 2014

BIOLOGIA - Qual a Diferença entre Caracol e Caramujo ? : Helix aspersa : Achatina fulica : Megalobulimus

* Postagem do dia 06/12/2011, transferida de outro blog do Newton Almeida * 


    Os caracóis terrestres conhecidos como escargots, conquistaram grande número de apreciadores em todo o mundo, e, só na França, cerca de 200 mil pessoas têm na criação e comercialização dos caracóis a sua principal fonte de renda. O crescente aumento do consumo dessa iguaria pelos brasileiros tem despertado o interesse de criadores e produtores nacionais de escargots. Essa euforia, porém, esconde um grande problema, que em breve pode alcançar desastrosas e indesejáveis proporções: os caracóis atualmente cultivados no Brasil, além dos legítimos escargots da espécie Helix aspersa, pertencem a outra espécie, a Achatina fulica, uma verdadeira praga para a agricultura, que devasta hortas e plantas ornamentais, causando muitos danos ao ambiente e prejuízos ao homem. 
    Originária do leste da África, a Achatina fulica ( imagem abaixo) foi introduzida em grande parte dos países tropicais e dos subtropicais indo-pacíficos. Além dos prejuízos no cultivo, esses moluscos atuam como hospedeiros intermediários de larvas de helmintos (vermes), agentes causadores de verminoses de interesse médico e veterinário, entre elas a angiostrongilíase, grave doença que afeta o sistema nervoso central humano e, de outra forma, o trato digestivo. Nesse caso, os sintomas são semelhantes aos da apendicite aguda, podendo motivar tratamento cirúrgico quando acompanhada de tumores e obstruções intestinais.

    Os grandes problemas relativos a esses animais são a velocidade com que se reproduzem, as elevadas taxas de crescimento que atingem, o pronunciado índice de fecundidade e a possibilidade de realizarem autofertilização, ou seja, não necessitam obrigatoriamente de parceiros para se multiplicarem.
     Depois de instalado o problema, solucioná-lo é muito complicado.   
                     
      Adaptado de Revista Ciência Hoje, v. 30, n. 175, 2001 .

Fonte :  LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Biologia, Volume Único . Editora Saraiva . 1ª edição, 10ª tiragem . São Paulo : 2010 .

Geografia Newton Almeida

Fonte da imagem :  http://pt.wikipedia.org/wiki/Caramujo-gigante-africano


      Comentário do Newton Almeida  :  

            Em agosto de 2005, o  IBAMA proibiu a criação e comercialização dos chamados Caramujos Gigantes Africanos no Brasil.
         O Caramujo Gigante Africano , Achatina fulica , é uma espécie de molusco muito resistente . O correto é chamá-lo de Caracol Gigante Africano, e não caramujo, pois os caracóis são moluscos que vivem em ambientes terrestres, e os caramujos vivem em ambientes aquáticos, como o caramujo transmissor da esquistossomose 
      Dizem que Achatina fulica chegou ao Brasil na década de 1980 trazido por agricultores interessados em criá-lo para a exportação, pois existem países que o consomem para alimentação ( a França por exemplo ) .  IIIRRRRGGGG ! Repugnante, não ? Pois é , gosto não se discute. Eles consomem tanto o Helix aspersa como o Achatina fulica. 
       Mas, não conseguiram comercializá-lo e ele se tornou uma praga. Como hoje em dia o país inteiro é cortado por vias de transporte, de lá do Paraná, ou Santa Catarina, os Achatinas conquistaram o Brasil. E o mundo todo também, já que  ele é uma praga em diversos países do mundo. 
      Esse caracol  é um exemplo clássico de bioinvasão. A bioinvasão se tratra de espécies introduzidas em ambientes estranhos que conseguem se reproduzir e acabam gerando desequilíbrios no novo ambiente. Outra espécie invasora muito famosa é o Mexilhão Dourado, que deve ter vindo da Ásia nas águas de lastro de navios cargueiros e estão se desenvolvendo no litoral e rios do Brasil. O Mexilhão Dourado é um grande problema em usinas  hidrelétricas, pois se reproduz rápido e fixa-se onde puder, entupindo toda a sorte de peças e equipamentos submersos. 
     
   No Brasil existe um molusco silvestre muito lindo e um pouco parecido com o Achatina : o Megalobulimus (imagem abaixo) . Ele é de tom rosa e maior que o africano e com a concha toda arredondada, e só coloca um único ovo por ano ! Parece um ovinho de passarinho. Está sendo exterminado, pois as pessoas o confundem com o  invasor Achatina .


Geografia Newton Almeida

        Fonte : http://timblindim.wordpress.com/2012/02/20/um-caracol-jovem/



GEOGRAFIA Newton Almeida


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial