RESPOSTA - As atividades econômicas estão agrupadas em três setores: primário, secundário e terciário.
O setor primário reúne as atividades de agricultura, pecuária, pesca e extrativismo.
O setor secundário abrange a produção de bens por meio da transformação de matérias-primas com o auxílio de máquinas e ferramentas, nas fábricas ou indústrias. O setor secundário reúne as atividades industriais e a construção civil. O setor terciário abrange o comércio e a prestação de serviços: os transportes, os bancos, a saúde, a educação, o fornecimento de energia e de água, tratamento de esgoto, a administração pública, etc.
2- Comente sobre o impacto do desenvolvimento tecnológico das últimas décadas (informática e telecomunicações) sobre o segundo e o terceiro setor da economia.
RESPOSTA - O desenvolvimento tecnológico recente da informática e das telecomunicações nas últimas décadas proporcionou uma enorme automação das indústrias (segundo setor da economia), fazendo com que muitas tarefas que eram realizadas pelos trabalhadores passassem a ser realizadas por máquinas e robôs. Por outro lado, o surgimento da internet, informática e expansão da telefonia, principalmente móvel (celulares), fez com que o setor de serviços (terceiro setor) fosse ampliado. Então, enquanto a automação na indústria eliminou empregos, o desenvolvimento dos serviços gerou muitos postos de trabalho.
3- PERGUNTA - Cite um exemplo de uma nova profissão que tenha surgido com o desenvolvimento e expansão da telefonia.
RESPOSTA - Um exemplo de uma nova profissão que surgiu com o desenvolvimento e expansão da telefonia é o (a) profissional de telemarketing, que se dedica a manter conversas telefônicas com os consumidores e clientes das empresas.
4- Cite algumas atividades que estão situadas no terceiro setor da economia, o setor de serviços.
RESPOSTA - São inúmeras as atividades que estão classificadas como sendo do terceiro setor da economia, citando alguns: serviços de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnico de raio X, instrumentador cirúrgico, etc.), de educação (professores, merendeiras, inspetores de alunos, etc.), os serviços bancários (gerente de banco, caixa de banco, segurança de banco, etc.), serviços de alimentação como restaurantes (garçons, caixas, empregados da limpeza, etc.), serviços de transportes (motoristas, mecânicos, aviadores, controladores de tráfego aéreo, pilotos de avião, etc.), serviços de comércio (vendedores, atendentes, etc.) e tantos outros.
5- Além do desenvolvimento tecnológico da informática e das telecomunicações, qual outro fator explica o crescimento do setor de serviços?
RESPOSTA - O aumento da renda em determinadas faixas de população, em alguns países, também contribui para a expansão do setor de serviços, pois as pessoas com maior poder aquisitivo conseguem viajar mais, utilizando os serviços de transportes, frequentando restaurantes, hospedando-se em hotéis e participando de atividades culturais (teatro, cinema, museus, etc.).
6- O sistema capitalista possui como uma de suas características a competição entre as empresas, para a conquista de mais consumidores e assim conseguirem maiores lucros. Isso influencia o setor de serviços? Sim ou não? De que maneira?
RESPOSTA - Sim! A crescente competição entre as empresas, que é uma das características do sistema capitalista, aumenta postos de trabalho no setor de serviços, para suprir a demanda nas áreas de publicidade e marketing. As empresas ampliam seus departamentos de publicidade e marketing ou contratam outras empresas para realizarem as suas propagandas, com o objetivo de divulgar os produtos e aumentar as vendas.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial