terça-feira, 16 de julho de 2013

Afeganistão : Guerra Fria : Mujaheddin : Talibã

"  Uma história de guerras e interesses no Afeganistão

O texto que você vai ler agora trata dos conflitos ocorridos no Afeganistão, um dos países atingidos pela Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética. 

        " Desde a Antiguidade, a guerra é uma constante na região onde fica o Afeganistão, local já ocupado no século VI a.C. pela civilização bactriana, formada por um povo que incorporava elementos das culturas grega, persa e hindu. Depois disso, o território foi atacado por sucessivos invasores (...).
   Na história recente, o país mergulhou em miséria depois de ser convertido em campo de batalha onde os Estados Unidos e a antiga União Soviética travavam sua Guerra Fria. Primeiro, o Exército Vermelho soviético, ávido por implantar ali o comunismo e ampliar o poderio de Moscou na Ásia Central, massacrou-o durante dez longos anos de lutas, entre 1979 e 1989, até retirar-se humilhado, deixando, porém, irreparáveis rastros de destruição. 
   Logo após, antes que pudesse se recuperar, o Afeganistão viu-se arrasado por conflitos internos entre tribos rivais disputando o poder na capital Cabul. (...) . Na sequência cruel desses acontecimentos, o território foi ainda devastado pelos guerrilheiros fundamentalistas do Talibã. Por fim, o país entrou no terceiro milênio sendo bombardeado pelos Estados Unidos. 
   Nos últimos vinte anos do século XX, o saldo de tanta desventura ultrapassou 2,5 milhões de afegãos mortos e mais seis milhões de refugiados espalhados pelo mundo, além de pessoas seriamente feridas, ou mortas, todos os dias, em acidentes nos campos minados. (...)
   As tragédias dos tempos atuais começaram no final da década de 1970, quando a ex-União Soviética tentava expandir sua fronteiras comunistas na região, a despeito da forte oposição islâmica. Apesar do seu potencial militar, os soldados soviéticos encontraram tocaiados os inesperados mujaheddin - os guerrilheiros islâmicos, movidos pela fé e pela fúria contra os invasores ateus. Em pouco tempo, os mujaheddin passaram a contar com a ajuda financeiro e de armamentos fornecidos pelos Estados Unidos, Irã e Paquistão. Acredita-se que a CIA, o serviço de inteligência norte-americano, tenha despejado 3,3 bilhões de dólares no Afeganistão durante os dez anos de conflito.
   Não demorou, porém, para que a máxima 'o feitiço virou contra o feiticeiro' viesse à tona. Muitos dos soldados afegãos, que os norte-americanos apoiaram com armas e treinamento militar no combate à ex- URSS, acabaram na linha de frente do Talibã. E tornaram-se inimigos ferrenhos dos Estados Unidos, assim que o presidente Bush sentiu-se no direito de invadir o Afeganistão depois dos atentados de setembro de 2001, em Nova York e Washington. " 
Geografia Newton Almeida
                                                                                                                          " 


Fonte : Livro Projeto Araribá; DANELLI, Sonia Cunha de Souza; Editora Moderna, 8º ano; 2ª edição, 2007 - CALDAS, Sérgio Túlio. Nas fronteiras do Islã. Rio de Janeiro: Record, 2002. 



GEOGRAFIA Newton Almeida

Nenhum comentário: