" A atuação do FMI e do Banco Mundial tem se concentrado nos países emergentes, aos quais fornecem empréstimos e assessoria econômica. Em troca, os países auxiliados se submetem às duras políticas econômicas impostas por essas instituições, tais como o rigoroso controle da inflação e os aumentos salariais; a elevação das taxas de juros para inibir o consumo; a desvalorização da moeda local em relação ao dólar para incentivar as exportações e reduzir as importações.
Essas políticas visam ao acúmulo de divisas (dinheiro) para o pagamento dos empréstimos, a chamada dívida externa. (...)
A queda na dívida externa brasileira teve como contrapartida o aumento da dívida interna. Em 2005, a dívida pública líquida (externa e interna) atingiu mais de um bilhão de reais, o equivalente a mais de 51% do PIB do país.
As políticas econômicas impostas pelos financiadores da economia mundial têm recaído sobre a maioria da população dos países endividados, trazendo redução no poder de compra nos investimentos do governo em políticas sociais para a eliminação da pobreza. Honrar os compromissos da maneira imposta pelo Fundo implica aprofundamento das desigualdades sociais. "
Fonte : DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 8º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo : 2007 .
* Em dezembro de 2005 a dívida com o FMI foi paga pelo Brasil, no total de US$ 15 bilhões e 500 milhões de dólares (Fonte site www.infoescola.com).
GEOGRAFIA Newton Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário