" A União Europeia foi estabelecida em 1992 : um mercado comum mais amplo, sem barreiras comerciais e com livre circulação de mercadorias, pessoas, serviços e capitais. Pretendeu-se estabelecer a cidadania europeia e a harmonização das políticas externas de todos os países-membros, assim como reforçar a identidade continental e conquistar mercados internacionais.
Em 2004, mais dez países ingressaram no bloco : República Tcheca, Chipre, Hungria, Eslovênia, Polônia, Estônia, Eslováquia, Malta, Letônia e Lituânia.
Em 1º de janeiro de 2007, a Bulgária e a Romênia, que já haviam solicitado ingresso na União Europeia, tornaram-se membros efetivos da organização. Configurou-se desse modo a Europa dos 27 (observe a figura). Três outros países permanecem como candidatos: a Turquia, a Croácia e a Macedônia.
A aceitação de um país na União Europeia depende do cumprimento de algumas exigências: estabilidade econômica (ausência de inflação, gastos públicos controlados, capacidade de concorrência no mercado etc.) e regime político democrático (eleições livres, liberdade de imprensa, igualdade entre os sexos etc.), entre outras.
Desde 2003, em doze dos 25 países da União Europeia circula uma moeda única, o euro, que representa a união econômica e monetária dos integrantes desse bloco econômico.
"
Fonte : Livro Projeto Araribá; DANELLI, Sonia Cunha de Souza; Editora Moderna, 8º ano; 2ª edição, 2007.
Em 2013 a Croácia se tornou membro da União Europeia, passando a ter a adesão de 28 paíes. Em 2016 o Reino Unido manifestou seu desejo de sair da UE, o que ficou conhecido por BREXIT, processo que está em andamento.
GEOGRAFIA Newton Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário