Ásia - Extremo Oriente
" O Extremo Oriente, região com grande variedade de paisagens, agrupa a China, o Japão, a Coreia do Norte, a Coreia do Sul, Taiwan e a Mongólia.
RELEVO
O relevo do Japão é caracterizado pela presença de montanhas recentes, com destaque para o Monte Fuji, com mais de 3.000 metros de altitude. O país-arquipélago tem mais de 200 vulcões, alguns dos quais ativos, e sofre frequentes abalos sísmicos. Isso acontece em virtude de sua situação na área da falha geológica conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico (veja figura abaixo).
Figura acima : Nessa área (em vermelho) de aproximadamente 120.000 quilômetros ocorrem cerca de 90% dos abalos sísmicos e do vulcanismo do planeta.
O relevo montanhoso predomina, ainda, ao norte e a leste da Península da Coreia e na China, que também apresenta montanhas elevadas a oeste. Planaltos áridos, de até 2.000 metros de altitude, ocorrem na Mongólia, enquanto extensas planícies dominam as paisagens da Península da Coreia e da China.
CLIMA E VEGETAÇÃO
Verificam-se na região o clima subtropical e o temperado, com influência das monções no Japão e na Península da Coreia, que favorecem o desenvolvimento de florestas Subtropical e Temperada. No oeste da China predominam os climas frio de montanha e desértico, o que propicia o desenvolvimento de vegetação xerófila e de Estepes, também encontradas na Mongólia (figura abaixo), em razão dos climas árido e semiárido que ocorrem no país.
Entre a China e a Mongólia há o Deserto de Gobi, que ocupa grande parte da porção meridional do território mongol.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Em linhas gerais, o Extremo Oriente apresenta um bom nível de desenvolvimento. A região abrange a segunda maior potência econômica do planeta (o Japão) e o país de crescimento mais acelerado do século XXI (a China). Coreia do Sul e Taiwan também se destacam pelo dinamismo de suas economias.
A Coreia do Norte, república socialista, conserva uma rígida economia planificada, de estilo soviético, e enfrenta sérias dificuldades. A Mongólia, socialista até 1990 e atualmente um Estado democrático de regime parlamentarista, continua a ser um país subdesenvolvido, cuja população vive da agricultura e do pastoreio. "
3 Comentários:
Perfeito, adorei! 👏👏
adorei
Ótimo
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial