Ásia Meridional Relevo Clima e Vegetação Desigualdades Socioeconômicas
" A Ásia Meridional, ou Subcontinente Indiano caracteriza-se por abrigar povos indianos e indo-chineses. Os países que a compõem são: Índia, Sri Lanka, Paquistão, Nepal, Butão e Bangladesh (veja figura abaixo, região em cor de vinho).
RELEVO
A região apresenta três grandes unidades de relevo: a Cordilheira do Himalaia, o Planalto do Decã e a Planície Indo-Gangética.
A Cordilheira do Himalaia é uma cadeia de altas montanhas, de formação geológica recente, situada na fronteira da China com a Índia, o Nepal e Butão. Registra mais de 2.000 quilômetros de extensão e picos muito elevados, incluindo o Everest.
O Planalto do Decã, na porção centro-sul da Ásia Meridional, é constituído por rochas muito antigas e desgastadas pelos processos erosivos. Sua altitude raramente ultrapassa os 2.000 metros, e o clima que o caracteriza é o semi-desértico.
A Planície Indo-Gangética, situada entre a Cordilheira do Himalaia e o Planalto do Decã, é formada pela ação das águas das chuvas e dos rios Indo e Ganges, os mais importantes da região.
CLIMA e VEGETAÇÃO
O clima predominante é o tropical, sujeito ao regime de monções, cuja principal característica é a sucessão de um inverno relativamente seco (novembro a fevereiro), uma estação quente e sem precipitações (março e abril) e um verão muito chuvoso (junho a setembro). O período seco corresponde às chamadas monções de inverno; os quatro meses de chuvas, às monções de verão (figura abaixo).
Figura acima : nas monções de verão, o vento sopra do mar para a terra, trazendo chuvas torrenciais. Nas monções de inverno, o vento sopra da terra para o mar, provocando secas.
No interior do Planalto do Decã e no Deserto de Thar, situado entre o Paquistão e a Índia, predominam climas secos, com temperaturas elevadas.
A vegetação é composta de Florestas Tropicais, nas áreas mais úmidas, e de Savanas, nas áreas semiúmidas.
DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS
Entre os países que compõem a região, o mais importante economicamente é a Índia. A população indiana ultrapassa 1,1 bilhão de habitantes, mas cerca de 500 milhões vivem na pobreza ou na miséria, com menos de 2 dólares por dia. Enquanto isso, em importantes centros urbanos, como Délhi e Calcutá, e polos de alta tecnologia, como Bangalore, a renda per capita anual é de cerca de 13 mil dólares.
Isso significa que o desenvolvimento econômico indiano beneficia somente uma pequena parte da população ligada aos centros produtivos e de desenvolvimento tecnológico controlados por parcerias com empresas transnacionais dos Estados Unidos, da Inglaterra, do Japão etc. "
Fonte : DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 9º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo : 2007 .
10 Comentários:
bom, bom, muito bom XD
Me ajudou muito!
faltou informaçoes importantes como a economia e religiao da Asia meridional.
Prezado, sobre religiões da Ásia veja http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br/2012/09/asia-religioes.html
e Ásia economia veja http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br/2012/09/asia-economia.html
mais qual o problema
mais falto outros pontos tambem tipo populaçao,hidrografia nao me ajudou:(
Muito bom
Muito bom
Quem liga.É bom pesadown
E muito bom
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial