quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Índia : Prova com respostas

                       
  Fonte :  Livro Projeto Araribá, 9º Ano (organizadora Sonia Cunha de  Souza Danelli), Editora Moderna, São Paulo : 2007 .            
  
                  Prova com respostas, nível do ensino fundamental .

1-   No século XVI, a Índia atraía a atenção dos países europeus, principalmente em razão das especiarias, acirrando as disputas comerciais pela região. Hoje, é um país que começa a se destacar pelo desenvolvimento  econômico.  
   A Inglaterra consolidou seu domínio sobre a Índia a partir do século  XVII, após alguns anos de disputa com portugueses, franceses e holandeses. A colonização britânica direcionou a produção do país para atender o mercado externo, colocando em segundo plano as necessidades do mercado interno. Como em diversas outras colônias europeias, incluindo o  Brasil, foram implantadas na Índia as plantations.
      Explique o que são as plantations e sua consequência para os povos nativos indianos. 

RESPOSTA  -  As plantations são grandes propriedades monocultoras, com produção destinada à exportação (chá, cana-de-açúcar, café, algodão). Além da fome causada pela falta de alimentos no país, esse sistema provocou alterações no modelo social e produtivo, adiando, ou atrasando   a industrialização e a modernização da sociedade indiana.    

2- No início do século XX,  o quadro de miséria impulsionou um movimento nacionalista liderado por Mohandes Gandhi. De que  maneira Gandhi liderou os indianos para a libertação   do país ? 

 RESPOSTA  -   Mohandes Gandhi, também conhecido  como Mahatma Gandhi (Mahatma significa Grande Alma), foi a principal personalidade do processo de independência da Índia em relação ao  Reino Unido. Gandhi  defendia a desobediência civil não violenta, que incluía boicotes aos produtos ingleses e a recusa ao pagamento de impostos, como forma de  protesto e demonstração da insatisfação com a ocupação estrangeira, causa da miséria  social e da  estagnação econômica do país. As mobilizações desencadeadas por Gandhi, somadas aos efeitos da segunda Guerra Mundial sobre os países europeus, facilitaram a independência da Índia em 1947.
    Figura acima : Gandhi em Londres (Inglaterra, 1921).

3-  No processo de independência, a Inglaterra promoveu a partilha do território (então  denominado União Indiana) entre elites regionais, dando surgimento ao Paquistão, de maioria muçulmana. Qual a consequência da partilha do território indiano ? 

RESPOSTA -  Essa partilha provocou o deslocamento  regional de grupos étnicos-religiosos, causando indefinições territoriais entre Paquistão e Índia, que até hoje disputam territórios da região da Caxemira.   

4 -  A economia da Índia tem na agricultura a sua principal atividade econômica, que emprega a maior parte  da população economicamente ativa (60%). Houve alguma mudança recente nesse cenário ? 

RESPOSTA  -  Nas últimas décadas, os indianos ganharam destaque, no cenário  mundial, no setor industrial, especialmente naquele ligado à tecnologia de informática, concentrado principalmente em Bangalore.       


5-  Quais são os principais produtos agrícolas da Índia ? 

RESPOSTA  -  O arroz é  o principal  produto agrícola do país, cultivado ao longo do Rio Ganges e nas planícies litorâneas. Outras produções importantes são as de trigo, milho, algodão, cana-de-açúcar, juta e chá. As monoculturas de chá, algodão e cana-de-açúcar, heranças do período colonial, ocupam vastas porções do território indiano, inviabilizando o plantio de produtos para a alimentação da população, o que contribui para a fome e a desnutrição no país.  

    Figura acima : camponeses trabalhando em monocultura de cana-de-açúcar, em Karnataka, Índia, 2003.  
6- Comente sobre o processo de industrialização da Índia.   

RESPOSTA  - O processo de industrialização na Índia ainda é recente e pontual, atinge apenas algumas cidades e regiões, como Calcutá, Mumbai, Chennai e Nova Delhi (capital do país). Embora o parque industrial indiano esteja entre os dez maiores do mundo , ele absorve apenas cerca de 16% da população economicamente ativa. Na Índia, mais de 50% dos habitantes são  analfabetos, 64% da mão-de-obra encontra-se no campo e 20%, no setor de serviços. O setor industrial têxtil, um dos mais importantes para economia da Índia, torna o país um dos maiores produtores mundiais de tecidos. 

   Figura acima : vista da região central de Mumbai (Índia, 2007) .

7 -  Cite os conflitos étnicos que ainda ocorrem na Índia . 

RESPOSTA  -   Alguns conflitos étnicos e separatistas ameaçam a unidade territorial da Índia. Entre eles destacam-se  :  a disputa pela região da Caxemira;
                            os confrontos entre hinduístas e sikhs, minoria étnica e religiosa do estado do Punjab, que luta por sua independência política; 
                        e entre os indianos e gurcas, minoria étnica que vive na fronteira com  a China e se mobiliza pela autonomia política da região.

8 -  Quais são os maiores desafios para o desenvolvimento da Índia ?

RESPOSTA   -   O desenvolvimento  da sociedade indiana passa pelo desafio da pluralidade linguística e religiosa, decorrente da existência de diferentes etnias.  As línguas oficiais são o híndi (falado por cerca de 40% da população) e o inglês, mas existem diversas outras línguas e cerca de 1.600 dialetos no país. Mesmo que hoje se destaque pelo desenvolvimento  industrial, tecnológico e científico, a Índia ainda apresenta altas taxas de analfabetismo (39% entre a população  de 15 anos ou mais) e de mortalidade infantil (56%o , lê-se cinquenta e seis mortes, antes de completar um ano de vida,  por mil  nascimentos), fome e desnutrição, entre outros graves problemas sociais. Os dados  são da ONU, 2005.      

Um comentário:

  1. Vlw! Me ajudou muito, vlw mesmo cara, fiquei o dia todo pesquisando tudo da revisão que minha professora não corrigiu para eu corrigir eu mesmo, tinha muita coisa errada nas minhas respostas de marcar agora vou estudar e só vou dormir de madrugada.
    Bom trabalho o seu ^^ consegui umas respostas aqui.

    ResponderExcluir

Faça desse blog seu espaço para participação do desenvolvimento da geografia e conhecimento humano . Deixe um comentário !