domingo, 23 de setembro de 2012

Rússia




Geografia Newton Almeida

  "  Rússia : um país em transição 

   O fim do socialismo na Rússia marcou um momento singular na história da humanidade. Centro da outrora poderosa União Soviética, a Rússia viu seu modelo político e econômico ruir e hoje vive a economia de mercado, destacando-se no mundo globalizado. 

                          Um país grandioso
   A Rússia, maior país do mundo, tem 17.075.000 km² de área, que se dividem entre os continentes europeu e asiático. Cerca de dois terços do seu território estão situados na Ásia, mas a capital do país, Moscou, localiza-se na porção europeia. Por sua grande extensão leste-oeste, o país é abrangido por onze fusos horários. 
   Os Montes Urais, onde há enorme concentração de jazidas minerais, especialmente de carvão, marcam a divisão do território russo entre a Europa e a Ásia. 
   No relevo da Rússia (veja abaixo) destacam-se duas grandes planícies : a Russa, situada no noroeste, e a Siberiana, na porção centro-ocidental. A leste da Planície Siberiana está localizado o Planalto Central Siberiano, em que há importantes cadeias montanhosas antigas, com concentração de minerais, como ouro e diamantes. 
Geografia Newton Almeida

Geografia Newton Almeida

                              Clima e vegetação
   O clima predominante no território russo é o temperado frio, com ocorrência da Tundra. À medida que as latitudes diminuem, tem-se o clima subpolar e o predomínio da Taiga ou Floresta de Coníferas, que abastece as indústrias de papel e madeira. Ao sul, verifica-se um clima temperado mais ameno, e a presença da Pradaria. Esta área é a mais populosa, e nela ocorre o maior aproveitamento da terra para a agricultura.  

    * Apêndice (fonte wikpedia) :  A região mais a norte do país, chamada Sibéria, é a mais fria de todo o país. Registram-se temperaturas no inverno da ordem dos -40°C ou -50°C, às vezes chegando aos -60°C ou até menos. Ao sul, o clima é mais quente, havendo campos e estepes onde as temperaturas chegam aos 8 graus negativos. 
    O Verão na Rússia também é variável de região a região registrando-se temperaturas médias de 25 °C. Em certos casos extremos, já houve dias alcançando temperaturas superiores a 45 °C.
   O frio proveniente da Sibéria alastra-se não só por toda a Rússia como por quase toda a totalidade da Europa e grande parte da Ásia.
   A Rússia é atravessada por quatro climas, ártico, subártico, temperado e subtropical. A ordem das estações pode ser classificada assim: Inverno longo e nevoso - Primavera temperada - Verão curto e quente - Outono chuvoso e varia muito ao longo do território russo.
   Na zona central da Rússia encontram-se as florestas mais claras, mistas, dominadas por bétulas, álamos, carvalhos. As florestas das zonas centrais estão divididas por estepes. A maior parte de estepes é lavrada e semeada por trigo, centeio, milho, girassol, etc.
Geografia Newton Almeida
            Imagem acima : Planaltos da Sibéria Ocidental, em Oblast de Tomsk.

                            População 



   Segundo dados da ONU, a população da  Rússia era de 144 milhões de habitantes em 2005 e deverá cair para 136,5 milhões até 2015. Desde 1998 o país vive um processo de regressão populacional, com crescimento vegetativo negativo ( - 0,2% ao ano). Cerca de 70% dos russos vivem na parte europeia, onde a densidade demográfica média varia de 26 a 100 hab. / km². É nela que se concentram as principais atividades econômicas e as duas maiores regiões metropolitanas : a de Moscou, com cerca de 12 milhões de habitantes, e São Petersburgo (abaixo) com 4,2 milhões. 
Geografia Newton Almeida
       Figura acima : vista da cidade de São Petersburgo, com a Catedral de Nossa Senhora de Kazam no centro (Rússia, 2006). 

                       A transição para a economia de mercado
   A desagregação da União Soviética deu origem à modernização industrial da Rússia e à abertura econômica para o mundo, porém aumentou a pobreza e a concentração de renda da população. 
   A transição da economia planificada para a capitalista provocou várias mudanças, como a privatização das antigas empresas estatais, a introdução da concorrência e da competição, a busca do lucro como meta política e econômica, a liberação de preços e a abertura ao capital estrangeiro.
   Em linhas gerais, a modernização russa segue políticas semelhantes às aplicadas nos demais países em desenvolvimento : prioriza os investimentos em infraestrutura para a instalação de transnacionais e reduz as verbas estatais destinadas ao desenvolvimento social da população. 
   Na atualidade, um dos grandes desafios que o governo russo enfrenta é conseguir a modernização acelerada da economia em uma  sociedade culturalmente ligada a um passado socialista, planificado e " estável ". 

                      Quadro econômico 
   Desde 1917, ano da Revolução Socialista, a estrutura econômica russa baseava-se no uso de seus recursos minerais e agrícolas. Durante várias décadas, o país priorizou as indústrias de bens de produção (máquinas e equipamentos). Desde a década de 1980, porém, passou a ser dada prioridade às indústrias de bens de consumo, como alimentos, vestuário, eletrodomésticos, etc. 
           " Moscou agora experimenta as liberdades e as desilusões do capitalismo, que  (...) chegou de forma avassaladora. Quem esteve em Moscou há dez anos vai encontrar agora uma metrópole frenética. As lojas de departamentos deram lugar a butiques de marcas famosas, a vida noturna é uma das mais agitadas da Europa. (...) . Há hotéis luxuosos e modernos, e arranha-céus são construídos para abrigar empresas dos mais diversos setores. Com a febre das mudanças também chegaram o abismo social (é a cidade com maior número de bilionários do mundo !) e o consumismo. Uma nova geração, para quem Atálin, Brejenev e Gorbatchev são múmias de museu, está ávida por novidades do mundo da moda e da música. A propaganda oficial do partido deu  lugar a imensos outdoors com mulheres estonteantes vendendo o passaporte da felicidade . (...)  "  VIEIRA, Tuca. Rússia: Visitante capta transformações na história de Moscou. Folha online. Disponível em < www.folha.com.br>. Acesso em 30 ago. 2007. 

                         Recursos minerais 
   Atualmente, os principais recursos minerais encontrados na Rússia são : o minério de ferro, extraído dos Montes Urais; o carvão, da região de Kuzbass, na Sibéria; o petróleo, em regiões  da Sibéria, do Cáucaso e da Planície Russa. Esses recursos são fundamentais para o fornecimento de energia e matéria-prima às indústrias pesada, química e mecânica russas. 

                         A agropecuária
   A agropecuária também é uma importante atividade para a economia russa, apesar das dificuldades enfrentadas com os invernos prolongados e rigorosos.
   Os principais cultivos são : trigo, centeio, beterraba açucareira, linho, algodão e cevada. Na atividade pecuária, destacam-se os rebanhos bovino, ovino e suíno. 

                          A industrialização russa  
   A industrialização do país se deu mais intensamente na época da Guerra Fria (1947 - 1989), durante a qual a extinta União Soviética enfrentou os Estados Unidos na corrida armamentista. Priorizou-se então a indústria bélica, com o  desenvolvimento  de equipamentos de guerra cada vez mais avançados. Paralelamente, as indústrias química, metalúrgica, petrolífera, naval e de máquinas e equipamentos apresentaram crescimento extraordinário, graças aos pesados investimentos do Estado soviético. 
   No entanto, nesse esforço para equiparar-se militarmente aos Estados Unidos, a União Soviética não conseguiu acompanhar os avanços tecnológicos dos países capitalistas desenvolvidos nos demais setores industriais. Seu parque industrial tornou-se obsoleto e defasado, com dificuldades de produzir bens de consumo em quantidade e qualidade suficientes para abastecer o mercado  interno.
   Era necessário aumentar a oferta de bens de consumo para as pessoas, já  desgastadas pelo atraso de sua indústria (figura abaixo).
Geografia Newton Almeida
    Figura acima : em 1994, a dificuldade de obter bens de consumo era tanta que os  russos faziam fila para comprá-los. Na foto, fila de moscovitas diante de loja de roupas. 

                         As reformas
   Com as reformas político-econômicas, o governo abriu o país ao capital estrangeiro, buscando parcerias com grandes empresas transnacionais estadunidenses, japonesas e europeias. Contudo, apesar dos investimentos no desenvolvimento  de indústrias de bens de  consumo, ainda prevalecem no país as de bens de produção. 
   A indústria russa está concentrada principalmente na parte europeia do território, com destaque para as cidades de Moscou e São Petersburgo. A capital destaca-se pela disponibilidade de mão-de-obra, por recursos técnicos e pelo mercado consumidor. Em São Petersburgo sobressai a indústria petroquímica.
   O setor aeroespacial russo comanda parte considerável do processo de modernização  tecnológica, fazendo parcerias com agências espaciais dos Estados Unidos (Nasa), da Europa (Aesa) e do Japão, para o desenvolvimento de satélites e de espaçonaves destinadas a pesquisas científicas. 

                      Os desafios da CEI e do G-8
   Entre os atuais desafios da Rússia, está o esforço da integração das ex-repúblicas soviéticas reunidas na Comunidade de Estados Independentes (CEI), formada após a desagregação da União Soviética. Discutem-se muitas políticas  de integração econômica e monetária, como a adoção do rublo como moeda única, porém ainda não há consenso nas negociações entre os países do bloco.
   Outro  desafio diz respeito à elite econômica mundial. Em 1998 a Rússia foi aceita no chamado G-7, que reúne os países mais industrializados (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá). A transformação do G-7 em G-8 se deu por motivos estratégicos, já que a Rússia é muito mais uma potência nuclear que econômica. O país não participa, por exemplo, dos encontros dos ministros  de finanças ou dos presidentes dos bancos centrais. 
                         
GEOGRAFIA Newton Almeida

    Fonte Livro:  DANELLI, Sonia Cunha de;  Geografia Projeto Araribá; 9º ano; Editora Moderna, 2ª edição; São Paulo : 2007    
    Fonte : internet :  http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%BAssia

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial