terça-feira, 2 de outubro de 2012

Questões : Respostas : 8º ano : Fronteiras : Friedrich Ratzel : Formação do Planeta Terra : Placas Tectônicas : Continentes

                                                          
1-  Friedrich Ratzel (1844-1904) é considerado um dos fundadores da ciência geográfica moderna. Ratzel, há  mais de 120 anos já dizia ser possível identificar fronteiras na natureza. Escreva algumas linhas sobre o pensamento de Friedrich Rtzel e as fronteiras .

RESPOSTA  -   Ratzel explicava que a identificação de fronteiras sempre é possível, e serve   para marcar limites  das áreas de difusão das espécies animais e vegetais, ou a área ocupada por uma floresta, ou a formação de corais, e até mesmo os agrupamentos humanos em suas mais diversas manifestações. O pensador alemão afirmava existir um  traço comum entre todas essas fronteiras, o qual é o fato de que todas essas fronteiras são dinâmicas, estão em constante mudança. Sejam elas as fronteiras físicas, culturais, políticas ou econômicas, todas as fronteiras demarcam territórios produzidos por fenômenos extremamente dinâmicos . 


2- O planeta Terra teve início a cerca de 4,5 bilhões de anos, e nesse momento as primeiras fronteiras foram estabelecidas. Quais fronteiras poderiam ser destacadas nesse período ? 

RESPOSTA  -  Ao nascimento do planeta Terra as primeiras fronteiras foram estabelecidas, a partir da ação exclusiva de forças físicas resultantes das reações e interações entre materiais não vivos e não humanos. Essas primeiras fronteiras tornaram possível divisar desde o território e o conteúdo do sistema formado pelo Sol e pelos oito planetas que orbitam em torno dele até os limites, as dimensões e os formatos dos planetas. No tempo, ou período, de formação da Terra é muito difícil divisar limites ou fronteiras que permitam distinguir paisagens diferentes. A única fronteira visível e demarcável coincide com os próprios limites do território planetário, correspondendo àquela circunferência aproximadamente esférica dos planetas.   



3-  Quais novas fronteiras foi possível observar à medida que o planeta Terra foi resfriando,  deixando de ser aquela "bola  de fogo" para adquirir um estado semissólido ?  

RESPOSTA  -  À medida que essa "bola de fogo" em estado semissólido foi sofrendo o processo de resfriamento, foram sendo estabelecidas muitas novas fronteiras, demarcadoras de diferentes paisagens, ou diferenciadoras dos vários materiais que compõem os planetas. Inúmeras fronteiras já podem ser traçadas para distinguir certas dinâmicas, tamanhos e composições dessas camadas que constituem o planeta. 
     Com elas, identificamos quatro níveis : crosta, manto, núcleo e astenosfera. Esta última, trata-se de uma espécie de faixa de transição entre a crosta e o manto. É composta por material sólido, mas que, por estar submetida a uma situação de grandes pressões e temperaturas, apresenta  certa maleabilidade ou elasticidade, como indica o próprio nome da camada (astenosfera - astenos, em grego, significa plástico). A partir dos processos  desenvolvidos na astenosfera é que se explicam muitas formas e diferenciações que podem ser observadas na superfície da Terra. 




4- Os processos de formação e resfriamento do planeta Terra resultaram em três conjuntos, ou camadas externas que são outras fronteiras. Escreva sobre elas.   

RESPOSTA  - As fronteiras citadas permitem divisar três conjuntos da maior importância e interesse para as investigação geográfica : a atmosfera, a litosfera e a hidrosfera. O resfriamento não apenas solidificou as rochas da superfície da Terra (formadoras da litosfera), mas também produziu um grande escape de gases e vapores (formadores da atmosfera). Um deles é o vapor d'água, que retornou à superfície da Terra na forma de chuva e muito contribuiu para iniciar a formação dos mares, lagos e oceanos que compõem a hidrosfera terrestre. 


5- Impulsionadas pelas forças produzidas na astenosfera, as placas continentais, ou tectônicas, assumiram diversas posições ao longo da história do planeta. Enormes fraturas geológicas presentes na superfície terrestre em vários sentidos e em vastas extensões, associadas à grande potência das forças presentes na astenosfera, transformam até mesmo as partes mais rígidas do planeta em elementos de grande dinamismo e movimentação. Existe coincidência de limites  entre as placas tectônicas e as fronteiras dos continentes da superfície terrestre ? 

RESPOSTA -  Observando a distribuição atual das placas tectônicas que formam a crosta terrestre vemos que não se confundem com as fronteiras dos continentes. O que chamamos de continentes são as partes emersas das placas tectônicas que formam a crosta terrestre. Os limites dos continentes resultam de definições histórico-sociais. Em alguns casos, essas definições aproveitaram os próprios limites naturalmente estabelecidos entre a litosfera e a hidrosfera. Em outras, foi necessário adotar referências traçadas sobre as partes internas das terras emersas das massas continentais.  


6- De que maneira as fronteiras identificadoras dos continentes africano, americano a antártico se distinguem daquelas que demarcam a Europa, a Ásia e a Oceania ? 

RESPOSTA  -  As fronteiras da África, América e Antártica seguem os  contornos das linhas de costa,  dos limites em que os oceanos e mares banham as terras emersas. Mas no caso da Ásia, Europa e Oceania, as suas fronteiras utilizam os limites de países, conjuntos montanhosos, rios ou bordas de lagos, para identificação dos contornos desses continentes. Tanto as fronteiras desses continentes como as dos países revelam outro tipo de demarcação territorial : as fronteiras construídas ou estabelecidas pelos agrupamentos humanos.  

7- Quais fronteiras são mais dinâmicas : as que se estabelecem naturalmente; ou as fronteiras políticas (construídas pelos agrupamentos humanos) ? 

RESPOSTA  -  As fronteiras socialmente construídas são mais dinâmicas do que as que seguem traçados da natureza (rios, montanhas), pois é possível detectar mudanças radicais em seus limites em certos períodos de tempo, sobretudo comparando-se com o tempo da história geológica do planeta. 

Fonte : CARVALHO, Marcos Bernardino de; PEREIRA, Diamantino Alves Correia; GEOGRAFIA - Fronteiras; 8º Ano; Editora FTD, 1ª edição ;  São Paulo : 2009 .

Nenhum comentário: