quinta-feira, 12 de julho de 2012

Espaço Territorial : Brasil : Estados : Cidades : Geografia para Ensino Fundamental

   


Geografia Newton Almeida

     "  Observando o Espaço Territorial do Brasil 
   Através do  tempo, os homens foram se fixando em certos lugares. Construíram as primeiras casas, fizeram campos de cultivo, ergueram igrejas, escolas, etc., formando pequenos povoados ou vilas. O crescimento desses pequenos povoados ou vilas deu origem às cidades.  
   Assim como a família - formada por um grupo de pessoas - cuida de uma casa, o prefeito e seus auxiliares (funcionários da prefeitura e vereadores) administram ou cuidam de uma cidade (coleta de lixo, abastecimento de água, rede de esgoto, abertura e pavimentação de ruas, etc.). O prefeito e seus auxiliares não podem administrar mais de uma  cidade ao mesmo tempo, pois elas ocupam espaços ou lugares distantes entre si. Por isso cada cidade tem seu próprio prefeito e auxiliares, que administram o espaço por ela ocupado. 
   As cidades, como já sabemos, localizam-se num espaço maior: o estado. O estado, por sua vez, é uma porção de um  espaço bem maior, o país. 
   O espaço territorial de um país é dividido em espaços menores - os estados - para facilitar a sua administração. Quem administra os estados são os governadores, auxiliados pelos funcionários públicos, deputados estaduais e prefeitos das várias cidades localizadas nesse estado. Isso ocorre porque o espaço de um estado, também é chamado unidade da federação *, é bem maior que o espaço de uma cidade.
  * Federação : união política entre os estados de um país. O Brasil possui um governo central para todo o país e governos estaduais para suas unidades territoriais (estados e Distrito Federal).    
Geografia Newton Almeida
    O Brasil é  um país de grandes dimensões; possui um grande espaço territorial. Seu território está dividido em 26 estados e um Distrito Federal (Brasília, que é capital do Brasil).    "

Fonte : ADAS, Melhem; GEOGRAFIA Noções Básicas de Geografia; Editora Moderna - FNDE; Volume 1; São Paulo : 1998 .  


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial