terça-feira, 20 de agosto de 2013

América : Estados Unidos : Colônias de Exploração : A Guerra de Secessão

              "      Colônias de Exploração


Geografia Newton Almeida
No sul, estabeleceram-se colônias de exploração, baseadas nas grandes propriedades agrícolas monocultoras e no trabalho escravo (figura ao lado), com produção voltada para o mercado externo (semelhante ao ocorrido no Brasil). As relações com a Inglaterra eram de dependência, pois a maioria dos produtos destinava-se a abastecer o mercado inglês e, de lá, outros países europeus. Já os produtos de luxo consumidos nas colônias pelas famílias dos grandes proprietários rurais vinham da Inglaterra. 
   Essas diferenças (*ao norte colônias de povoamento e ao sul colônias de exploração, nota do Newton Almeida) marcaram profundamente o novo país e culminaram, quase um século depois da Declaração da Independência, no conflito conhecido como Guerra de Secessão (1861 - 1865). 

                      A Guerra de Secessão 

   Após a independência, as contradições entre os estados do Norte e do Sul acentuaram-se. No Sul, os fazendeiros detinham o poder político e eram contra a abolição dos escravos. No Norte, os donos de indústrias detinham o poder econômico e desejavam o fim da escravidão - trabalhadores assalariados comprariam os artigos produzidos em suas fábricas. 
   A eleição em 1860, de Abraham Lincoln para a Presidência dos Estados Unidos acirrou ainda mais o antagonismo, pois o novo presidente representava os interesses do Norte. Temendo perder o poder político, onze estados do Sul separaram-se da União, formando os Estados Confederados da América. O Norte não aceitou a ruptura e, em 12 de abril de 1861, iniciou-se a Guerra de Secessão, contra a separação, que terminou em 1865 com a vitória do Norte. Vencido, o Sul foi subjugado aos interesses políticos e econômicos dos adversários.
Geografia Newton Almeida









Figura acima : Batalha de Spotsylvania Courthouse, Virgínia, ocorrida entre 8 e 21 de maio de 1864, durante a Guerra de Secessão. Litografia de Kurz & Allison, 1889.      

                                                                      "


Fonte : Livro Projeto Araribá 8º ano ;  Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007



GEOGRAFIA Newton Almeida

Nenhum comentário: