O Brasil Urgente é Muito Bom !
O José Luiz Datena, o apresentador do programa Brasil Urgente, é daquelas pessoas que despertam " os instintos mais selvagens dentro de mim " . Estou lembrando do ex- deputado Roberto Jeferson em confronto com o ex- ministro José Dirceu na CPI do mensalão. Bem, são muitas personalidades que despertam simpatia e ao mesmo raiva nos telespectadores. O Datena tem uma maneira de expressão bastante simples, por vezes rude, mas é muito eficaz. Ele consegue trazer episódios e fatos complexos e " traduzi-los " para o entendimento do povão. O Lula também faz assim, e exagerando mais nos erros de português (lembram daquela : " o ser humano é perfeito, nasce com duas oreia ..... " ).
O assunto predominante do Brasil Urgente é tenso, a pauta criminal, e isso faz com que a audiência sinta um peso e desconforto quando se fala no Datena, ele acaba sendo amalgamado com a violência urbana, que infelizmente parece crescer no Brasil.
O Datena se inflama, se exalta e se irrita como um cidadão comum, semelhante ao Ricardo Boechat no seu programa de rádio. E isso é uma marca pessoal dele. Muita gente não gosta disso. Eu (Newton Almeida) acho legal. Semana passada ele entrevistou um pai que teve o filho baleado e um hospital negou atendimento ao filho, baleado no pescoço. No último hospital, o pai do garoto chorava e dizia que o filho estava numa maca aguardando o médico. O Datena falou muito! E colocou no ar um comandante da PM para saber se poderiam usar o helicóptero Águia, da polícia, para transferir o garoto. Não foi preciso, pois acabaram prestando socorro ao menino, e é claro que o Programa Brasil Urgente fez a diferença nesse caso. Então eu acho isso bacana, pois agente percebe que o Datena não faz para aparecer ou como um ator para poder cativar seu público. A sua indignação e facilidade de envolvimento com questões e problemas o levaram a ser apresentador.
Uma coisa bastante interessante do problema é o helicóptero que informa ao vivo condições de tráfego e a situação real da notícia, seja um grande incêndio ou a perseguição da polícia a bandidos.
O programa Brasil Urgente coloca perguntas frequentes aos telespectadores que ligam para dois números para participarem de pesquisas de opinião. O Datena, ainda agora, perguntava se os telespectadores achavam que as leis no Brasil são muito brandas, ao que em menos de 10 minutos cerca de 20.000 responderam que sim, e apenas uns 680 responderam que não. Uma ferramenta muito interessante e que inclusive atesta a enorme audiência do programa.
A geografia se interessa pela organização das sociedades humanas, interagindo com o meio ambiente, num processo sempre dinâmico ao logo da história.
Esse Programa Brasil Urgente mostra o processo de construção da jovem democracia brasileira, que está repleta de leis, mas carece de melhor gestão pública. Os brasileiros pagam pesados impostos, que injustamente é mais cobrado aos menos abastados, e os serviços prestados são de muito pouca qualidade.
Esse Programa Brasil Urgente mostra o processo de construção da jovem democracia brasileira, que está repleta de leis, mas carece de melhor gestão pública. Os brasileiros pagam pesados impostos, que injustamente é mais cobrado aos menos abastados, e os serviços prestados são de muito pouca qualidade.
GEOGRAFIA Newton Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário