Vários fatores podem determinar o clima de uma região : latitude, altitude, relevo, vegetação, massas de água, correntes marítimas, massas de ar e interferências humanas no meio ambiente, entre outros.
Veremos a influência de alguns desses fatores no clima da América, que é o continente mais extenso no sentido norte-sul, apresenta variações de altitude e está cercado por vastas massas de água.
Latitude
Como há maior incidência de luz solar na região do Equador que nos polos, as áreas próximas ao Equador são mais quentes que as próximas aos polos.
Relevo
O relevo influi de maneira marcante nas características climáticas. No nível do mar a temperatura é mais alta e, à medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui.
Outra influência é a barreira natural formada pelas montanhas, que impedem a passagem das massas de ar úmido que formam as chuvas.
Massas de ar
As massas de ar adquirem características das áreas onde se originam. As que se formam nas zonas polares são frias e provocam queda da temperatura; já as originárias de regiões quentes provocam aumento da temperatura. Quando se formam próximo aos oceanos são úmidas, e as originárias do continente, em geral, são secas.
Massas de água
Os oceanos e mares mantêm a umidade e contribuem para que a variação de temperatura nas áreas próximas seja menor. Por isso, as áreas litorâneas têm climas mais amenos e úmidos, ao passo que as áreas do interior do continente apresentam climas mais secos e quentes. "
Fonte: Livro Projeto Araribá 8º ano ; Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007 .
GEOGRAFIA Newton Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário