As fronteiras estão sendo alteradas ao longo da história da humanidade. A sua delimitação segue diversos acontecimentos e reflete as relações de poder travadas no espaço geográfico.
Mas também existem as fronteiras que foram construídas pela natureza, que dividem os biomas terrestres. Tais fronteiras são chamadas de faixas de transição.
Abaixo, um texto que aborda apenas as fronteiras políticas. Boa leitura !
O texto é do ano de 2008, foi transcrito do Livro : ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. GEOGRAFIA - série novo ensino médio. Editora moderna. 3ª edição . São Paulo : 2008 .
" O espaço onde o Estado Nacional exerce a sua soberania também é chamado de território. Esses territórios são separados por limites, que muitas vezes são acidente naturais (rios, lagos, cadeias de montanhas). Algumas vezes, esses limites são apenas uma rua ou uma estrada.
De qualquer forma, construídos pela natureza ou não, esses limites
foram estabelecidos após séculos de um passado que envolveu guerras,
acordos, conquistas e tratados.
Se, por um lado, as fronteiras são elementos de separação de povos e culturas, elas podem significar também uma aproximação entre nações vizinhas, quando essa separação territorial não implica disputas e rivalidades.
Se, por um lado, as fronteiras são elementos de separação de povos e culturas, elas podem significar também uma aproximação entre nações vizinhas, quando essa separação territorial não implica disputas e rivalidades.
As fronteiras políticas podem ser :
Fronteiras efetivas, que representam limites territoriais reconhecidos internacionalmente, como a fronteira entre Brasil e Uruguai.
Fronteiras em litígio , onde existe um limite territorial de fato, sobre o qual não há acordo, ou que está sujeito a arbitragem, como ocorre com Venezuela e Suriname,que têm pendências de fronteiras com a Guiana.
Existem ainda as fronteiras indefinidas, onde não foram demarcados limites fixos entre os Estados; os limites mostram, apenas, áreas aproximadas de soberania, como, por exemplo, entre Iêmen e Arábia Saudita.
Podemos representar essas fronteiras através da cartografia . A cada um desses territórios delimitados chamamos países . Hoje, no planisferio político , temos 193 países. Eram apenas 82, em 1950. À medida que novos países são acrescentados no mapa-múndi, aumenta o número de disputas de fronteiras internacionais.
"
GEOGRAFIA Newton Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário