sábado, 12 de abril de 2014

Europa ocidental - as diferenças regionais

   Por todo o mundo são identificadas desigualdades sociais, entre os países. Até mesmo na  Europa ocidental, é possível regionalizar três conjuntos de países, a partir do grau de seu desenvolvimento. Acompanhe a leitura, sobre isso, do pequeno texto a seguir . 

      O texto foi foi transcrito do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 9º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.

                                   
Europa ocidental

" Diferenças regionais

Geografia Newton Almeida


    "  Os países da Europa ocidental apresentam diferenças internas acentuadas, a maioria delas resultante da Revolução Industrial. Os países que se industrializaram primeiro - Reino Unido, França, Alemanha e Itália - constituem hoje os Estados-Nações europeus altamente industrializados. Ainda nesse grupo podem ser incluídos Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo,  Suécia, Áustria e Suiça, embora numa posição inferior.
   Há um segundo grupo de países bastante industrializados, porém ainda longe de alcançar um alto nível de industrialização. É o caso da Islândia, da Noruega, da Finlândia, da Espanha, da Irlanda e da Dinamarca. No entanto, o padrão de vida nesses países é igualmente elevado.
   Podemos ainda reconhecer um terceiro grupo, formado pelos países em que o setor primário exerce um papel muito importante na economia. Nesses países, a industrialização recente limita-se à produção de bens de consumo duráveis e não duráveis. É o caso de Portugal e da Grécia, que encontram na indústria do turismo outra apreciável fonte de renda.          "


GEOGRAFIA Newton Almeida

Nenhum comentário: