quarta-feira, 16 de abril de 2014

Geografia - Localização no espaço geográfico : GPS

      
Geografia Newton Almeida

       
     O texto  foi transcrito do Livro : ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. GEOGRAFIA - série novo ensino médio. Editora moderna. 3ª edição . São Paulo : 2008 .  

* Ao final comentários do Newton Almeida. 


 "  Em um rali no deserto do norte da África, um carro perde o rumo. O navegador contata a base e pede orientação. Em poucos segundos, o piloto recebe informações sobre a exata localização de onde se encontra. Pode assim continuar na corrida. 
      Como a base obteve os dados para localizar o carro ?  Acionando o GPS (Global Positioning System).
   O GPS é um sistema de localização que fornece as coordenadas geográficas e a altitude de um lugar a partir de sinais captados por satélites artificiais que giram em torno da Terra.
   O GPS é apenas um dos recursos que utilizam as coordenadas geográficas para a localização no espaço. Qualquer ponto da superfície terrestre pode ser localizado com exatidão com o auxílio das coordenadas.
   Para isso, traçamos um conjunto de linhas imaginárias sobre mapas e globos que representam a Terra. Essas linhas, chamadas paralelos e meridianos, se cruzam formando um sistema de coordenadas geográficas. Determinando o ponto onde se cruzam o paralelo e o meridiano que passam por um lugar, podemos localizá-lo com facilidade.  
   Leia o texto a seguir . 
  
   O GPS (sistema de Posicionamento Global) foi criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com o objetivo de definir com exatidão bombardeios contra países inimigos.
   Utilizado principalmente pelas Forças Armadas norte-americanas, até o início de 2000 o sistema tinha, por prevenção, margem de erro de cerca de 100 metros. Desde então seu uso foi estendido a civis e essa margem caiu para entre 5 e 20 metros. 
   O GPS é baseado em 24 satélites militares americanos (sistema Navstar), que fornecem coordenadas precisas de localização geográfica aos terminais dotados de antenas que captam seus sinais.
   Os receptores fixam a posição calculando o tempo de percurso dos sinais de rádio de até pelo menos 3 dos 24 satélites GPS que giram em torno da Terra em órbitas conhecidas acerca de 20 mil quilômetros. Cada satélite transmite seu número de identificação e a hora certa. 
   Além de ser usado como instrumento de navegação marítima, atualmente o GPS tem várias aplicações : 
 - Na preservação de recursos naturais . Profissionais especializados, como engenheiros florestais, geólogos, geógrafos, biólogos, cartógrafos e agrônomos, usam o sistema nos mapas que orientam o seu trabalho. Uma das maiores utilidades do GPS nesse setor é rastrear desmatamentos. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) faz uso desse sistema para localizar focos de incêndios criminosos ou acidentais. 
   - Na agricultura. O uso do GPS permite fazer levantamentos de tipos de solo, pragas e doenças que atacam as plantas, além do planejamento de colheitas. Prejuízos causados pela seca ou por enchentes podem ser detectados com grande precisão. Para facilitar a implementação da reforma agrária também se pode utilizar o GPS, que permite descobrir o verdadeiro tamanho das fazendas e definir áreas para desapropriação.
   - Outras aplicações. Alguns fabricantes de automóveis de luxo estão colocando em seus veículos um equipamento de navegação por GPS, que exibe no monitor um sistema com mapa digital das ruas. Basta dizer o endereço do local aonde se quer ir que o trajeto aparece na tela. O uso do GPS também tem se mostrado eficiente no combate a atividades criminosas, ajudando a localizar veículos de luxo em caso de roubo ou furto. Praticantes de ecoturismo costumam levar o GPS em viagens para nortear sua localização. No planejamento urbano, toda a infra-estrutura (ruas, transportes, saneamento, energia elétrica) pode ser mapeada com o GPS, o que permite detectar  as regiões mais carentes desses serviços e as obras necessárias. 
        (Adaptado de www.gps.ciagi.usp.br. Acesso em abr.  2004).   
                                                                                                           "  

   Comentário do Newton Almeida 

      O texto fala sobre um sistema inovador de localização geográfica que era, a dez anos atrás, acessível a apenas pessoas muito ricas. O desenvolvimento do GPS levou trinta anos até ser universalizado. 

   Atualmente o GPS é amplamente utilizado, com aparelhos específicos para atividades diferentes, como na área ambiental e nos automóveis. 
    Os desenvolvedores de novas tecnologias, os países desenvolvidos, estão sempre à frente dos outros, e lucram muito com isso.  
   Será que é vantajoso para os países sub-desenvolvidos estarem absorvendo essas tecnologias importadas ?  Essa é uma das marcas da globalização !  A constante troca de mercadorias e de informação entre os países. A vantagem é que o tempo para acessar as novas tecnologias é diminuído. 
   O importante é estarmos investindo também !  As tecnologias inovadoras, como o GPS, são estratégicas para um país, mas temos que buscar nosso próprio caminho também, pois a dependência pode ser terrível. De uma hora para outra, o sistema  GPS pode ser interrompido para outros países, sem qualquer satisfação. 
    Nosso país é capaz de diminuir a dependência tecnológica, e temos exemplos de sucesso na prospecção de petróleo em águas profundas (Petrobrás), técnicas inovadoras agrícolas - plantio direto, produção de frutas no semi-árido nordestino com duas safras anuais (Embrapa), combustível alternativo limpo - etanol, motor a combustão flex , e a invenção do avião (Alberto Santos Dumont). 
  A construção de um país desenvolvido depende da educação do seu povo, e isso não precisa de qualquer sistema GPS para direcionar. O tempo está passando e continuamos investindo muito pouco na educação !  Investir em educação é o norte  !  

Geografia Newton Almeida

  


GEOGRAFIA Newton Almeida

Nenhum comentário: