Perguntas com resposta sobre as alterações de fronteiras, do texto do Livro :
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. GEOGRAFIA - série novo ensino médio. Editora moderna. 3ª edição . São Paulo : 2008 .
" A dança das fronteiras
As fronteiras entre os países alteraram-se radicalmente com o tempo e a história. Na última década, o Leste europeu tem sido muito afetado por mudanças de fronteiras políticas. Depois da queda do comunismo, o mapa da Europa do Leste mudou profundamente de fisionomia. Países ficaram independentes, muitos se desmembraram ou se juntaram.
A descolonização da África e da Ásia, após a Segunda Guerra Mundial, modificou profundamente o traçado das fronteiras desses continentes. O planisfério ficou muito diferente, principalmente após as décadas de 1950 e 1960, depois que muitas colônias africanas e asiáticas conquistaram a sua independência.
Na África, os limites dos novos países são o reflexo das fronteiras coloniais. As metrópoles europeias não levaram em conta a existência de tribos nativas, de etnias e culturas diferentes e, não raro, inimigas irreconciliáveis, para delimitar esse traçado. As rivalidades tribais conduziram a sangrentos conflitos após a independência das colônias africanas. "
PERGUNTAS
1- O texto pertence ao Livro Geografia - Série Novo Ensino Médio, da 3ª edição de 2008. Logo no início o texto fala que na última década o Leste europeu teve suas fronteiras muito afetadas .
A qual década o texto se refere ? Qual episódio marcou a alteração das fronteiras, nessa região do globo terrestre ?
2- Qual fator foi fundamental para a descolonização da África e Ásia ?
3- Explique a razão do desfecho de conflitos sangrentos após a independência das colônias africanas.
RESPOSTAS
1- O texto se refere à década de 1990. O episódio que marcou a alteração das fronteiras do Leste europeu foi a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em dezembro de 1991.
2- Desde a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918) surgiram movimentos nacionalistas reivindicando a libertação dos povos dominados pelas potências imperialistas, mas o fator fundamental para que isso finalmente acontecesse foi a ruína dos países europeus, ao final da Segunda Guerra Mundial, que não dispunham de condições econômicas para manter as suas antigas colônias, na África e Ásia.
3- As colônias africanas foram delimitadas por fronteiras impostas pelas metrópoles europeias, que uniram tribos de etnias e culturas diferentes , e forçando povos, africanos, inimigos históricos a viverem num mesmo território, o que desencadeou conflitos sangrentos no seu processo de independência.
Foto - campo de refugiados ruandeses em Goma , na República Democrática do Congo, que na época, 1994, se chamava Zaire. Fonte - Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , Geografia do Mundo Desenvolvido . 8º ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010 .
GEOGRAFIA Newton Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário