Perguntas com respostas sobre fronteiras geopolíticas, econômicas e naturais, utilizando texto do Livro : ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. GEOGRAFIA - série novo ensino médio. Editora moderna. 3ª edição . São Paulo : 2008 .
" Fronteiras econômicas e geopolíticas
Nem sempre as fronteiras separam Estados nacionais. Elas podem significar, também, limites de entidades supranacionais (União Europeia, Mercosul, Nafta).
A era bipolar gerou o aparecimento de uma fronteira bem específica, que isolava o mundo capitalista do mundo socialista - a Cortina de Ferro.
A globalização também tem sua fronteira criada pelas desigualdades sociais, econômicas e de acesso à tecnologia : a linha que divide o mundo rico (países do Norte) do mundo pobre (países do Sul).
As novas migrações (de países pobres para ricos) criaram fronteiras político-econômicas, extremamente vigiadas para impedir a passagem de imigrantes ilegais. As duas mais concorridas são as fronteiras México - Estados Unidos e Marrocos - Espanha.
Fronteiras naturais
Existem, ainda, fronteiras que separam os ecossistemas e são determinadas por elementos da natureza. São as chamadas faixas de transição, que funcionam como fronteiras entre ecossistemas diferentes. No Brasil, por exemplo, os ecossistemas amazônico e da caatinga são separados pela Zona dos Cocais (Meio-Norte). Em escala global, os semi-desertos formam uma fronteira natural ao longo dos desertos. "
PERGUNTAS
1- As fronteiras entre os Estados nacionais, ou países, são chamadas como ?
2- O que significa " era bipolar " ?
3- A separação de países capitalistas dos países socialistas, na Europa no período da Guerra Fria, era delimitada por uma fronteira. Como essa fronteira é chamada ?
4- O termo países do Norte e países do Sul não é mais utilizado, hoje em dia. Qual denominação é utilizada, em referência às desigualdades sociais existente entre os países, atualmente ?
5- As faixas de transição que separam diferentes ecossistemas são comparadas a fronteiras naturais, pelo texto. Explique o porquê da utilização do termo faixa de transição e não linha divisória ?
RESPOSTAS
1- As fronteiras que separam os Estados nacionais são as fronteiras políticas.
2- A era bipolar significa, o período da Guerra Fria, de 1946 a 1991, quando o mundo viveu sob a disputa de hegemonia entre o capitalismo e o socialismo.
3- A fronteira que delimitava os países capitalistas dos países socialistas, na Europa no período da Guerra Fria, é chamada de Cortina de Ferro.
4- Atualmente, costuma-se utilizar os termos país desenvolvido, e país sub-desenvolvido, em vez de países do norte (os desenvolvidos) e países do sul (os sub-desenvolvidos).
5- Utiliza-se o termo faixa de transição e não linha divisória, porque a transição de um ecossistema para outro é visualizada ao longo de uma distância significativa, não sendo abrupta ou imediata.
GEOGRAFIA Newton Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário