sábado, 19 de abril de 2014

O Planeta Terra - aspectos gerais : geografia para 6º Ano Ensino Médio : perguntas com respostas

             
Geografia Newton Almeida

    Leia o texto com muita atenção e responda as perguntas.  Confira as respostas, ao final.      Boa leitura e bom exercício ! 

             O texto e figuras são do Livro :  DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007       .


 "   Apresentando o planeta Terra

       A Terra é constituída por muitos lugares com diferentes paisagens em permanente transformação . Vamos conhecer mais detalhes sobre o nosso planeta ?  
  
          A Terra :  características gerais 

   A Terra, nosso planeta, localiza-se no sistema solar entre Vênus e Marte. Ela é o terceiro planeta mais próximo do Sol e o quinto do sistema solar em tamanho.
   No passado, alguns povos pensavam que a Terra era plana. Com o avanço da ciência descobriu-se que ela é redonda e, mais recentemente, por meio de estudos e análises de imagens de satélites artificiais, foi comprovado que é um corpo quase esférico. Nosso planeta é ligeiramente achatado nos polos. Esse formato é denominado geoide. 
  Na superfície terrestre estão os elementos que garantem a existência da vida, como água, gases, rochas e minerais. Essa superfície é irregular : existem lugares planos e elevados, áreas em regiões mais baixas, montanhas, vales e outras formas. 
   A superfície do planeta é constantemente modificada pelos seres humanos, que nela constroem casas, represas, pontes etc., plantam e realizam diversas outras atividades; e também é transformada pela ação dos ventos, das águas e outros elementos da natureza.

         O eixo terrestre

   Assim como a maior parte dos astros do sistema solar, a Terra gira em torno de si mesma. O eixo imaginário ao redor do qual ela gira recebe o nome de eixo terrestre. Ele atravessa dois pontos na superfície da Terra : o Polo Norte e o Polo Sul. 
   O eixo terrestre está inclinado em relação ao plano do movimento da Terra em torno do Sol. 
Geografia Newton Almeida

          As zonas térmicas 

   Por causa da inclinação do eixo e da forma arredondada da Terra, a luz e o calor do Sol, importantes para o desenvolvimento da vida, não chegam com a mesma intensidade a todos os lugares do planeta.
   -  As áreas próximas ao Equador recebem grande quantidade de calor e são mais iluminadas.
     - Nos polos e nas regiões próximas a eles, os raios solares atingem a superfície de maneira muito inclinada e, por essa razão, a quantidade de calor é menor. Isso explica a formação das calotas de gelo nas proximidades dos polos Norte e Sul e a pequena presença de seres humanos nessas regiões.
   As diferenças de intensidade de luz e calor que a Terra recebe do Sol estão entre os fatores que possibilitam dividi-la em zonas térmicas (figura). Essa divisão é importante para ajudar a compreender, por exemplo, as diferentes paisagens na Terra.   
Geografia Newton Almeida

"

PERGUNTAS  

1-  Explique o que significa que a Terra está em permanente transformação . 

2-  Caracterize a Terra, segundo informações do texto, sobre a sua localização e magnitude no sistema solar.

3- Caracterize a Terra sob seu aspecto geral, visto do espaço. 

4- Quais elementos da superfície terrestre garantem a vida no planeta ? 

5- O que são as zonas térmicas da Terra ? 

6- O que ocasiona as zonas térmicas da Terra ? 


RESPOSTAS

1-  A superfície do planeta é constantemente modificada pelos seres humanos, que nela constroem casas, represas, pontes etc., plantam e realizam diversas outras atividades; e também é transformada pela ação dos ventos, das águas e outros elementos da natureza.

2-  A Terra, nosso planeta, localiza-se no sistema solar entre Vênus e Marte. Ela é o terceiro planeta mais próximo do Sol e o quinto do sistema solar em tamanho.

3- Nosso planeta é ligeiramente achatado nos polos. Esse formato é denominado geoide. 

4-   Na superfície terrestre estão os elementos que garantem a existência da vida, como água, gases, rochas e minerais. 

5-  As diferenças de intensidade de luz e calor que a Terra recebe do Sol estão entre os fatores que possibilitam dividi-la em zonas térmicas. As áreas próximas ao Equador recebem grande quantidade de calor e são mais iluminadas. Nos polos e nas regiões próximas a eles, os raios solares atingem a superfície de maneira muito inclinada e, por essa razão, a quantidade de calor é menor.

6-  Por causa da inclinação do  eixo da Terra e da sua forma arredondada, a luz e o calor do Sol, importantes para o desenvolvimento da vida, não chegam com a mesma intensidade a todos os lugares do planeta.

GEOGRAFIA Newton Almeida






4 comentários:

Unknown disse...

Oi

Unknown disse...

Gostei muito de lê o texto

Unknown disse...

Eu queria a resposta?

Unknown disse...

Adorei me ajudou muito
Estou muito feliz. Obrigado